Reitor participa da abertura do Colóquio Internacional da ARIC

IMG_20160425_094551335O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, participou na manhã desta segunda-feira (25), no Convento de São Francisco, em Olinda, da solenidade de abertura do Colóquio da Associação Internacional de Pesquisas Interculturais (ARIC). O evento reúne pesquisadores brasileiros e estrangeiros e tem como objetivo discutir a mobilidade, as redes e as novas tecnologias da comunicação na contemporaneidade. A palestra de abertura foi realizada pelo antropólogo francês Michel Agier, um dos maiores estudiosos do mundo sobre refugiados.

O encontro é organizado pela ARIC em parceria com o Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco e conta com apoio de organizações internacionais como a Agência Universitária da Francofonia (AUF), o Consulado Geral da França para o Nordeste do Brasil, a Aliança Francesa do Recife e a Universidade Federal de Toulouse Midi-Pyrénes.  A Universidade Católica de Pernambuco, Capes, Facepe e o Conselho Federal de Psicologia (CFP) também apoiam a iniciativa.

A professora do curso de Psicologia da Unicap e uma das pessoas que colaboraram com a organização do evento,Véronique Donard, ressalta que o colóquio tem a participação da comunidade acadêmica de várias partes do mundo, incluindo Canadá, França, Argélia, Camarões, Índia, México, Portugal e da América Latina.

Padre Pedro deu as boas-vindas aos participantes e elogiou o evento: “O Colóquio Internacional é importante porque traz para Pernambuco e para nossas universidades uma dimensão que deve ser reinventada no dia a dia das instituições de ensino hoje. O tema, que aborda essa questão da mobilidade, das redes e da interculturalidade, aproxima grandes instituições como parceiras. É algo que mexe com todo mundo, pois é um tema interdisciplinar  por natureza”.

O Reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, destacou que encontros como esse facilitam o processo de internacionalização da universidade. “É uma satisfação da UFPE juntamente com a Universidade Católica de Pernambuco e outras entidades associarem-se à equipes francesas voltadas para um seminário internacional que fala das redes, mobilidades e interculturalidade. Esse evento tem um grande significado, envolve nossa comunidade de graduação e pós-graduação e, ao mesmo tempo, representa o fio condutor da internacionalização da UFPE”, falou.

SERVIÇO:

Tema: Mobilidades, Redes e Interculturalidade: Novos desafios para a pesquisa científica e a prática profissional
Datas: 25, 26, 27 e 28 de abril de 2016.
Local: Convento de São Francisco, Olinda – PE, Brasil.

Informações :www.associationaric.com