Vacinas gratuitas na 15ª Semana de Integração

Dupla dT (tétano + difteria), gripe, hepatite B, sarampo, rubéola e caxumba foram as vacinas oferecidas gratuitamente pelo Polo Saúde nesta quinta-feira (26) no Bloco G da Unicap durante a 15ª Semana de Integração.

Os atendimentos foram abertos ao público. Durante a tarde de vacinação, foi possível observar pessoas de todas as idades e lugares para receber o medicamento. Rinalva Apolinário, moradora do bairro de Casa Amarela, ficou sabendo da ação através da televisão e resolveu vir após seu horário de trabalho. “Eu estou achando um trabalho muito bom porque muitas vezes você não tem a oportunidade de ir se vacinar ou não tem tempo”, pontuou.

Já Aractan Wanderley, dono de um negócio nos entornos da Católica, aos 56 anos não se lembra da última vez que recebeu uma vacina e já não possui mais carteira de vacinação. “Não sei nem as vacinas que vou tomar, perguntaram a última vez que tomei e eu disse que não sabia. Se puder tomar todas, eu tomo todas sem problemas”, acrescentou.

Todos os atendimentos do Polo Saúde foram oferecidos e realizados pelos cursos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS. “É hora de trazer um pouquinho a teoria para a prática, como também para sociedade poder usufruir das diversas opções que são oferecidas em todas as áreas.  A Siucs já é esperada pelos alunos, que já vêm atrás porque eles se sentem úteis, importantes e colocam em prática os conhecimentos de sala de aula”, afirmou Suzane Brust, professora de Medicina e Enfermagem na Unicap.

A aluna do sétimo período de Enfermagem, Aurenice Gomes, concorda com a professora e só traz elogios ao evento.  “Como estudante eu acho um momento importante, é momento de praticar tudo que você aprendeu. Também acho que houve uma boa integração dos professores com os alunos para as atividades”.

A vacinação foi somente nesta quinta-feira (26), porém o Polo Saúde funcionará ainda na sexta (27) com atendimentos como avaliação cardiológica, consultas oftalmológicas, testagem rápida de DST/HIV e mais. Para ser consultado, basta ter acima de 12 anos, apresentar o cartão do SUS, comprovante de residência e cópias de identidade e CPF. Confira a programação: http://www.unicap.br/siucs2017/index.php/polo-saude/