A esperança anunciada pelo Livro do Apocalipse

Fotos: Gustavo Gloria

Ataques terroristas, tragédias ambientais, mudanças climáticas, corrupção. Basta uma rápida olhada no noticiário para os pessimistas reforçarem as ideias de que o fim do mundo está próximo: o chamado Apocalipse.

Mas uma visão completamente diferente daquela mais conhecida foi apresentada na tarde desta quinta-feira (19) pelo Frei Carlos Mesters. Um dos maiores nomes da Teologia da Libertação participou, no auditório G1, de uma conversa com estudantes de Teologia da Católica. Ele foi convidado pelo aluno do Mestrado, João Brito.

Provocado pelo professor Claudio Vianney, que fez a apresentação do convidado para o público presente, Mesters começou sua fala analisando uma das primeiras frases do Livro do Apocalipse: “Não tenham medo”. O argumento desconstrói, de acordo com Mesters, a associação do termo às ideias de imprevisibilidade e catástrofe.

_MG_6538E ele reforçou esse raciocínio se utilizando da semântica da palavra apocalipse, “que vem do grego e significa revelação”. Ainda de acordo com Meters, o livro trata de “coisas que vão acontecer muito em breve e não nos fins dos tempos”.

O frei falou ainda sobre o sentimento de esperança contido nas mensagens do Apocalipse. “Depois dos Salmos, é o que mais canta e reza. E quem canta seus males espanta. Não é pra ter medo. Deus está no meio de nós. Esta é a certeza da fé”.