Superdotação é tema de encontro na Católica

A Universidade Católica de Pernambuco recebeu o 5º Encontro do Grupo de Pesquisa de Altas Habilidades/Superdotação que vem promovendo palestras para os alunos das licenciaturas com o objetivo de promover uma reflexão acerca do assunto. A dinâmica consiste em uma cinebiografia de um personagem com altas habilidades/superdotação que tenha trazido grande contribuição para a humanidade, uma exposição teórica sobre o tema, e um momento de debate com o público.

Para este encontro, a personagem escolhida foi Maria Montessori, em homenagem ao mês das mulheres. Maria foi a primeira mulher formada em medicina na Itália, além de pedagoga e criadora do método montessoriano de pedagogia. O momento exibiu um filme de 30 minutos sobre sua vida e suas contribuições para a sociedade.

À frente do projeto está a Profª Drª Vera Borges, que integra a comissão técnica do Conselho Brasileiro de Superdotação. Ela destacou a importância do encontro e de ver mais jovens com altas habilidades/superdotação ingressando nas universidades. “Nosso papel com esse projeto é sensibilizar, mostrar aos futuros professores o que significa ter altas habilidades e superdotação”.

O evento contou também com a presença da presidente do Conselho Brasileiro de Superdotação, professora Angela Virgolim, que explicou o que é o CONBRASD, convidando os presentes a se juntarem a ele. Além disso, falou um pouco da missão do conselho em esclarecer e disseminar o tema e explicou o papel das instituições na educação de pessoas com altas habilidades/supedotação.