HIPERFOCO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
CAMINHOS PARA A AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA DO SUJEITO AUTISTA
Palavras-chave:
TEA, AUTISMO, HIPERFOCO, LÍNGUA ESCRITA, ALFABETIResumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição de alteração no neurodesenvolvimento que se manifesta por dificuldades na comunicação, interação social e presença de comportamentos repetitivos e interesses restritos. Diante dos desafios pedagógicos enfrentados pelo sujeito autista, este trabalho tem como objetivo investigar a relação do hiperfoco com a aprendizagem da modalidade escrita da língua em estudante com diagnóstico de autismo. O hiperfoco, é definido por Orti apud Manzini (2022) como o estado de concentração intenso de uma pessoa em uma tarefa ou estímulo específico. Kerches (2019) afirma que o hiperfoco pode colaborar no desenvolvimento de habilidades, sendo, por isso, utilizado por educadores em crianças com TEA. Esta é uma pesquisa qualitativa, com objetivo descritivo, do tipo pesquisa-ação. Caracteriza-se como um estudo de caso, realizado com um estudante com diagnóstico de TEA, em processo de alfabetização, cujo discurso persevera em torno do tema dinossauros. A estruturação da pesquisa e a análise dos dados ocorreram no Laboratório de Aquisição de Linguagem do Programa de Pós-graduação em Ciência da Linguagem (PPGCL), da Universidade Católica de Pernambuco. Como resultado da utilização do hiperfoco no processo de alfabetização, o discente despertou entusiasmo na aquisição da língua escrita, demonstrando dessa maneira o benefício da utilização de seu interesse restrito como estratégia facilitadora na aprendizagem.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. TEA: saiba o que é o Transtorno do Espectro Autista e como o SUS tem dado assistência a pacientes e familiares. Brasília: Ministério da Saúde, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/abril/tea-saiba-o-que-e-o-transtorno-do-espectro-autista-e-como-o-sus-tem-dado-assistencia-a-pacientes-e-familiares. Acesso em: 13 maio 2025.
FRANCISCO, Flavia Heloisa Nogueira. Hiperfoco do transtorno do espectro autista como estratégia didática da aprendizagem de matemática. 2021. 263 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade do Estado de Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática - PPGCEM, Barra do Bugres, 2025.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. (orgs.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
KERCHES, Deborah. Hiperfoco no autismo. Deborah Kerches neuropediatra. São Paulo, 16 out. 2019. Disponível em: https://dradeborahkerches.com.br/hiperfoco-no-autismo/. Acesso em: 14 abr. 2024.
MANZINI, Isabelle. Concentração intensa: conheça o hiperfoco e como ele pode ser regulado. Drauzio. 04 nov. 2022. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/psiquiatria/concentracao-intensa-conheca-o-hiperfoco-e-como-ele-pode-ser-regulado/. Acesso em: 14 maio 2024.
NEY, Thaís.; HUBNER, Lilian. Linguagem oral e escrita no autismo - TEA: perspectivas teóricas e pedagógicas. The Especialist, [S. l.], v. 43, n. 2, p. 18-35, 2022. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/esp/article/download. Acesso em: 14 maio 2024.
NEY, Thaís.; HUBNER, Lilian. Linguagem oral e escrita no autismo - TEA: perspectivas teóricas e pedagógicas. The Especialist, [S. l.], v. 43, n. 2, p. 18-35, 2022. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/esp/article/download. Acesso em: 14 maio 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 MARIA REGINA FRAGOSO DOS SANTOS, ISABELA BARBOSA DO RÊGO BARROS (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantém os direitos autorais e concedem à Semana de Estudos Linguísticos e Literários o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.


