HIPERFOCO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
CAMINHOS PARA A AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA DO SUJEITO AUTISTA
Keywords:
TEA, AUTISMO, HIPERFOCO, LÍNGUA ESCRITA, ALFABETIAbstract
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição de alteração no neurodesenvolvimento que se manifesta por dificuldades na comunicação, interação social e presença de comportamentos repetitivos e interesses restritos. Diante dos desafios pedagógicos enfrentados pelo sujeito autista, este trabalho tem como objetivo investigar a relação do hiperfoco com a aprendizagem da modalidade escrita da língua em estudante com diagnóstico de autismo. O hiperfoco, é definido por Orti apud Manzini (2022) como o estado de concentração intenso de uma pessoa em uma tarefa ou estímulo específico. Kerches (2019) afirma que o hiperfoco pode colaborar no desenvolvimento de habilidades, sendo, por isso, utilizado por educadores em crianças com TEA. Esta é uma pesquisa qualitativa, com objetivo descritivo, do tipo pesquisa-ação. Caracteriza-se como um estudo de caso, realizado com um estudante com diagnóstico de TEA, em processo de alfabetização, cujo discurso persevera em torno do tema dinossauros. A estruturação da pesquisa e a análise dos dados ocorreram no Laboratório de Aquisição de Linguagem do Programa de Pós-graduação em Ciência da Linguagem (PPGCL), da Universidade Católica de Pernambuco. Como resultado da utilização do hiperfoco no processo de alfabetização, o discente despertou entusiasmo na aquisição da língua escrita, demonstrando dessa maneira o benefício da utilização de seu interesse restrito como estratégia facilitadora na aprendizagem.
References
BRASIL. Ministério da Saúde. TEA: saiba o que é o Transtorno do Espectro Autista e como o SUS tem dado assistência a pacientes e familiares. Brasília: Ministério da Saúde, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/abril/tea-saiba-o-que-e-o-transtorno-do-espectro-autista-e-como-o-sus-tem-dado-assistencia-a-pacientes-e-familiares. Acesso em: 13 maio 2025.
FRANCISCO, Flavia Heloisa Nogueira. Hiperfoco do transtorno do espectro autista como estratégia didática da aprendizagem de matemática. 2021. 263 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade do Estado de Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática - PPGCEM, Barra do Bugres, 2025.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. (orgs.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
KERCHES, Deborah. Hiperfoco no autismo. Deborah Kerches neuropediatra. São Paulo, 16 out. 2019. Disponível em: https://dradeborahkerches.com.br/hiperfoco-no-autismo/. Acesso em: 14 abr. 2024.
MANZINI, Isabelle. Concentração intensa: conheça o hiperfoco e como ele pode ser regulado. Drauzio. 04 nov. 2022. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/psiquiatria/concentracao-intensa-conheca-o-hiperfoco-e-como-ele-pode-ser-regulado/. Acesso em: 14 maio 2024.
NEY, Thaís.; HUBNER, Lilian. Linguagem oral e escrita no autismo - TEA: perspectivas teóricas e pedagógicas. The Especialist, [S. l.], v. 43, n. 2, p. 18-35, 2022. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/esp/article/download. Acesso em: 14 maio 2024.
NEY, Thaís.; HUBNER, Lilian. Linguagem oral e escrita no autismo - TEA: perspectivas teóricas e pedagógicas. The Especialist, [S. l.], v. 43, n. 2, p. 18-35, 2022. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/esp/article/download. Acesso em: 14 maio 2024.
Downloads
Published
Conference Proceedings Volume
Section
License
Copyright (c) 2025 MARIA REGINA FRAGOSO DOS SANTOS, ISABELA BARBOSA DO RÊGO BARROS (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantém os direitos autorais e concedem à Semana de Estudos Linguísticos e Literários o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.


