A ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DE INTRODUÇÕES EM DIFERENTES GÊNEROS ACADÊMICOS

UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Marília Gabriela F da S Gomes Universidade Católica de Pernambuco ( UNICAP) Autor
  • Eliete Maria Pereira Barbosa Universidade Católica de Pernambuco ( UNICAP) Autor
  • Valentina de Azevedo Lima Universidade Católica de Pernambuco ( UNICAP) Autor
  • Islly Victória dos Santos Lima Universidade Católica de Pernambuco ( UNICAP) Autor
  • Nayra Vitória dos Santos Pereira Universidade Católica de Pernambuco ( UNICAP) Autor

Palavras-chave:

Organização retórica; Modelo CARS; Introdução acadêmica.

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise comparativa de estudos que investigam a organização retórica das introduções em textos acadêmicos de diferentes áreas do conhecimento, como Letras, Linguística, Matemática, Psicologia e História. O objetivo é identificar como essas áreas estruturam suas introduções, com base no modelo CARS (Swales, 1990), utilizado como referencial teórico-metodológico. A metodologia adotada compreende uma abordagem qualitativa, com análise de oito artigos científicos selecionados. Os resultados mostram que a maioria segue os movimentos retóricos do modelo, especialmente a contextualização do tema, a justificativa e os objetivos, embora a identificação de lacunas ocorra com menor frequência. Observa-se que cada disciplina adota estratégias distintas, evidenciando variações na forma de construção das introduções, o que reflete as culturas acadêmicas específicas de cada área. Conclui-se que a análise retórica pode contribuir para o aprimoramento da escrita acadêmica, ao revelar padrões e particularidades textuais que auxiliam na formação de pesquisadores e no ensino da produção científica.

Referências

OLIMPIA, Barbara. A organização retórica em introduções de artigos científicos de linguística: uma análise a partir do modelo CARS. 2022.

ALMEIDA, Maria. Análise Sociorretórica da Seção Introdução de Monografias da área de Letras. Cadernos do CNLF, v. 25, n. 3, 2022.

SILVA, João. A construção da argumentação e a organização retórica na seção de introdução de artigo científico da área de Linguística. TEDE - Sistemas de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações.

PEREIRA, Carla. A organização retórica da seção introdução em dissertações de mestrado. Linguística de Texto: Perspectivas Interfaces, v. 13, n. 25, 2022.

FERREIRA, Ana. A construção sociorretórica da seção de introdução em artigos acadêmicos da cultura disciplinar da área de História. Alfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto), v. 65, e12702, 2021.

COSTA, Pedro. A organização retórica de introduções de artigos científicos na área de Psicologia. Semana de Estudos Linguísticos e Literários da Unicap, v. 5, n. 26, 2024.

SANTOS, Lucia. Desafios na Escrita Acadêmica: Reflexões sobre os Movimentos Retóricos da Seção de Introdução do Gênero Artigo Científico. Colineares, v. 8, e2357-8203, 2021.

GOMES, Renata. Escrita acadêmica e organização retórica da introdução de artigos científicos em duas áreas disciplinares. Revista Investigações, Recife, v. 34, n. 2, p. 1-29, 2021.

Downloads

Publicado

2025-10-02

Como Citar

GOMES, MARÍLIA; BARBOSA, ELIETE; LIMA, VALENTINA; LIMA, ISLLY; PEREIRA, NAYRA. A ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DE INTRODUÇÕES EM DIFERENTES GÊNEROS ACADÊMICOS: UMA REVISÃO DA LITERATURA. SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, Recife, v. 6, n. 27, p. 116–119, 2025. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/sellu/article/view/3259.. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 12

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.