HIPERFOCO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

CAMINHOS PARA A AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA DO SUJEITO AUTISTA

Autores

  • MARIA REGINA FRAGOSO DOS SANTOS Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) Autor
  • ISABELA BARBOSA DO RÊGO BARROS Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) Autor

Palavras-chave:

TEA, AUTISMO, HIPERFOCO, LÍNGUA ESCRITA, ALFABETI

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição de alteração no neurodesenvolvimento que se manifesta por dificuldades na comunicação, interação social e presença de comportamentos repetitivos e interesses restritos. Diante dos desafios pedagógicos enfrentados pelo sujeito autista, este trabalho tem como objetivo investigar a relação do hiperfoco com a aprendizagem da modalidade escrita da língua em estudante com diagnóstico de autismo. O hiperfoco, é definido por Orti apud Manzini (2022) como o estado de concentração intenso de uma pessoa em uma tarefa ou estímulo específico. Kerches (2019) afirma que o hiperfoco pode colaborar no desenvolvimento de habilidades, sendo, por isso, utilizado por educadores em crianças com TEA. Esta é uma pesquisa qualitativa, com objetivo descritivo, do tipo pesquisa-ação. Caracteriza-se como um estudo de caso, realizado com um estudante com diagnóstico de TEA, em processo de alfabetização, cujo discurso persevera em torno do tema dinossauros. A estruturação da pesquisa e a análise dos dados ocorreram no Laboratório de Aquisição de Linguagem do Programa de Pós-graduação em Ciência da Linguagem (PPGCL), da Universidade Católica de Pernambuco. Como resultado da utilização do hiperfoco no processo de alfabetização, o discente despertou entusiasmo na aquisição da língua escrita, demonstrando dessa maneira o benefício da utilização de seu interesse restrito como estratégia facilitadora na aprendizagem.

Biografia do Autor

  • ISABELA BARBOSA DO RÊGO BARROS, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

    Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2011), Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (2006), especialista em Psicomotricidade pela Universidade Cândido Mendes - UCAM (2001), graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (1998) e graduada em Letras pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2022). Pós-doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2016). Professora/pesquisadora Adjunto I da Universidade Católica de Pernambuco. Com vocação para o trabalho com grupos minorizados (autistas), tem vasta experiência na interface Linguística e Fonoaudiologia, sendo reconhecida por suas pesquisas sobre o funcionamento da linguagem no autismo. É membro efetivo do Núcleo de Apoio ao Discente e Docente (NADD) da Universidade Católica de Pernambuco, no segmento do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Ocupou o cargo de gestão acadêmica por mais de 10 anos, sendo vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem, de janeiro de 2014 a janeiro de 2019, ocupou a coordenação do Programa de janeiro de 2019 a janeiro de 2023, retornando ao cargo de vice-coordenadora desde janeiro de 2023. É membro da atual diretoria da Associação Brasileira de Linguística - ABRALIN, para o biênio 2024-2025. Sua experiência de atuação nas disciplinas de estágio curricular lhe rendeu o convite para participar do Programa de Iniciação Científica no Ensino Médio - PIBIC Ensino Médio, onde atua como orientadora, da mesma forma em que atua como orientadora do Programa de Iniciação Científica - PIBIC da UNICAP. É membro da Comissão Científica de Iniciação à Pesquisa da UNICAP. Realiza pesquisas relacionadas à Linha 1 do PPGCL - Aquisição, Desenvolvimento e Distúrbios da Linguagem em suas diversas manifestações, nos seguintes temas: autismo, aquisição e transtorno de linguagem, semântica da língua portuguesa. É credenciada como Membro do GT Semântica e Estudos Enunciativos da ANPOLL. Coordena o Grupo de Estudo e Acolhimento Autismo vinculado ao Laboratório de Práticas de Linguagem do PPGCL. Integra os grupos de pesquisa vinculados ao CNPq 1) Linguagem, distúrbio e multidisciplinaridade, vinculado à UNICAP; 2) Laboratório de Estudos da Linguagem e Psicanálise - LANGUE, vinculado à UFRPE e 3) Núcleo de Estudos Enunciativos e Aplicados da Linguagem - NEAL, também vinculado à UFRPE. Atua como professora na graduação, no curso de Letras - Presencial e EAD (inclusive como conteudista de material didático), professora do curso de graduação em Fonoaudiologia e como professora pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem na UNICAP.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. TEA: saiba o que é o Transtorno do Espectro Autista e como o SUS tem dado assistência a pacientes e familiares. Brasília: Ministério da Saúde, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/abril/tea-saiba-o-que-e-o-transtorno-do-espectro-autista-e-como-o-sus-tem-dado-assistencia-a-pacientes-e-familiares. Acesso em: 13 maio 2025.

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GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. (orgs.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

KERCHES, Deborah. Hiperfoco no autismo. Deborah Kerches neuropediatra. São Paulo, 16 out. 2019. Disponível em: https://dradeborahkerches.com.br/hiperfoco-no-autismo/. Acesso em: 14 abr. 2024.

MANZINI, Isabelle. Concentração intensa: conheça o hiperfoco e como ele pode ser regulado. Drauzio. 04 nov. 2022. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/psiquiatria/concentracao-intensa-conheca-o-hiperfoco-e-como-ele-pode-ser-regulado/. Acesso em: 14 maio 2024.

NEY, Thaís.; HUBNER, Lilian. Linguagem oral e escrita no autismo - TEA: perspectivas teóricas e pedagógicas. The Especialist, [S. l.], v. 43, n. 2, p. 18-35, 2022. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/esp/article/download. Acesso em: 14 maio 2024.

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Publicado

2025-10-02

Como Citar

FRAGOSO DOS SANTOS, MARIA REGINA; BARBOSA DO RÊGO BARROS, ISABELA. HIPERFOCO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: CAMINHOS PARA A AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA DO SUJEITO AUTISTA. SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, Recife, v. 6, n. 27, p. 80–85, 2025. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/sellu/article/view/3250.. Acesso em: 5 dez. 2025.

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