O ALUNO COMO HERÓI DE MIL FACES
UMA LEITURA DISCURSIVA DA FORMAÇÃO DE SUJEITOS NA APRENDIZAGEM DE INGLÊS
Palavras-chave:
Sujeito, Discurso, Her´ói, Aprendizagem, InglêsResumo
Este trabalho propõe uma análise discursiva da construção da posição-sujeito aprendiz no processo de aprendizagem de inglês, a partir da articulação entre a Análise do Discurso de linha francesa e a estrutura mítico-narrativa da jornada do herói, proposta por Joseph Campbell (2007). O objetivo é compreender como o aprendiz é interpelado por discursos pedagógicos, ideológicos e culturais, sendo posicionado como sujeito de sua própria travessia formativa. Fundamentado nos estudos de Pêcheux (1995; 2014), Orlandi (1996; 2005), Althusser (1985) e Barthes (1984) o trabalho examina os efeitos de sentido que emergem nas práticas escolares. A metodologia é de cunho qualitativo, com base em análise documental e interpretação discursiva. Conclui-se que o aprendiz pode ser compreendido como sujeito-herói, cujas posições discursivas são atravessadas por lutas simbólicas e por processos de ressignificação identitária.
Referências
ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos de Estado: notas sobre os aparelhos ideológicos de Estado. 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1985.
AUTHIER-REVUZ, J. Palavras incertas: as não coincidências do dizer. Campinas: Editora da Unicamp, 1998.
BARTHES, R. Mitologias. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1984.
CAMPBELL, J. O herói de mil faces. 11. ed. São Paulo: Cultrix, 2007
COURTINE, Jean-Jacques. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos: EdUFSCar, 2009.
ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1996.
ORLANDI, E. P. Discurso e texto: formulação e circulação dos Sentidos. 2. ed. São Paulo: Pontes, 2005.
PÊCHEUX, M. Análise automática do discurso. In: GADET, F.; HAK, T. (Orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 5. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2014. p. 61–162.
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 4. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1995.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 PEDRO DANILO ROCHA DE OLIVEIRA LEÃO (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantém os direitos autorais e concedem à Semana de Estudos Linguísticos e Literários o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.


