PRÁTICAS DOCENTES E ANDRAGOGIA NA EAD
UM ESTUDO DE PRODUÇÃO DE SENTIDOS
Palavras-chave:
Andragogia. Educação a Distância (EAD). Práticas docentes. Análise de discurso. Produção de sentidosResumo
O artigo mapeia as práticas pedagógicas de professores executores na EAD sob a ótica da Andragogia, analisando os sentidos construídos em seus discursos. A pesquisa, de abordagem qualitativa e estudo de caso, envolveu 18 professores de seis núcleos de uma instituição privada, com coleta de dados via questionário online e análise baseada na Análise de Discurso de linha francesa. Os resultados mostram que, embora princípios andragógicos como autonomia, experiência prévia e orientação para a aprendizagem sejam valorizados, os discursos docentes tendem a responsabilizar individualmente o aluno pelo sucesso acadêmico, desconsiderando fatores sociais e institucionais. Essa lógica discursiva constrói a imagem de um “aluno ideal” adaptado ao sistema educacional e ao mercado. Conclui-se que, apesar das boas intenções pedagógicas, as práticas docentes na EAD são atravessadas por ideologias que naturalizam a responsabilização individual, demandando reflexão crítica para uma educação mais inclusiva e contextualizada. A pesquisa contribui para a formação continuada e o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas na EAD.
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