ENTRE PALAVRAS, GESTOS E IMAGENS
A ARCA DE TRANCOSO COMO CENA DE FORMAÇÃO CULTURAL
Palavras-chave:
Teatro infantil; multimodalidade; formação cultural.Resumo
O trabalho apresenta a multimodalidade numa perspectiva da sala de aula na educação básica alinhada com o gênero textual teatro, contribuindo para a formação cultural e identitária dos estudantes. A pesquisa tem os objetivos de relatar a experiência na contação de uma peça teatral com o uso de recursos multimodais, descrever o processo da contação da peça na sala de aula e refletir sobre o papel da literatura na formação cultural das crianças. Como base teórica, utilizamos autores como Gualberto e Santos (2019) e Camarotti (2002). Metodologicamente, trata-se de um estudo bibliográfico de caráter qualitativo, de acordo com o relato de experiência docente vivenciada nos anos iniciais do ensino fundamental, na contação de uma peça. Evidenciamos que abordando a contação da peça utilizando recursos multimodais, contribui com o ensino e a formação cultural das crianças, numa perspectiva que integre suas experiências de vida, a fim de proporcionar uma aprendizagem crítica, com interação, colocando seu ponto de vista, fazendo comentários. Assim, conclui-se que a utilização da peça alinhada com os recursos multimodais torna a aula mais dinâmica, ou seja, oportunizando voz as crianças, imprescindíveis para o desenvolvimento crítico, social, moral e afetivo, desenvolvendo sua identidade.
Referências
BRANDÃO, Soraya Maria Barros de Almeida. Gestos e fala nas narrativas infantis. João Pessoa, 2015.
BOTELHO, Luiz Felipe. O segredo da arca de Trancoso. São Paulo: Paulinas, 2007.
CAMAROTTI, Marco. A linguagem no teatro infantil. Editora Universitária UFPE, 2002.
GUALBERTO, Clarice Lage; SANTOS, Záira Bomfante dos. Multimodalidade no contexto brasileiro: um estado de arte. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 35, p. e2019350205, 2019.
LEÃO, Raimundo Matos de. Teatro para crianças: dramaturgia e encenação. 2010.
PIRES, Roseane Limoeiro da Silva; MACIEL, Ruberval Franco; COSTA. Natalina SierraAssêncio. Princípios teóricos acerca da multimodalidade e construção de sentidos. In: MORETTO, Milena; WITTKE, Cleide Inês; TENO, Neide Araújo Castilho (Orgs.) Linguagem e ensino da leitura: Estudos multimodais e multiletramentos. Paco e Littera, 2022.
XYPAS, Rosiane. O leitor literário se constrói de dentro para fora: a leitura subjetiva sob abordagens contemporâneas da aprendizagem. Eutomia, Recife, v.1, n.34. p. 37- 54, dez. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 THALLYS RODRIGUES (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantém os direitos autorais e concedem à Semana de Estudos Linguísticos e Literários o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.


