CONTRIBUIÇÕES DOS GESTOS NO TRABALHO COM CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS INFANTIS

O QUE DIZEM AS PESQUISAS?

Autores

  • SARA CAMPELO Universidade Católica de Pernambuco ( UNICAP) Autor
  • RENATA FONTE Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) Autor

Palavras-chave:

gestos; multimodalidade; narrativas orais infantis; contação de histórias; aquisição da linguagem.

Resumo

Este trabalho apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre as contribuições dos gestos na contação de histórias infantis, com foco na maneira como as crianças utilizam a linguagem não verbal durante suas narrativas. O objetivo é analisar como os gestos se manifestam na contação de histórias realizadas por crianças, considerando sua função na construção de sentidos e no desenvolvimento linguístico. A pesquisa fundamenta-se nas dimensões gestuais de McNeill (1992), nas tipologias de Kendon (1982, 2016) e no conceito de envelope multimodal de Ávila Nóbrega (2018). A metodologia adotada é qualitativa, exploratória e bibliográfica, com levantamento de estudos acadêmicos entre 2014 e 2024, localizadas nas bases SciELO, BDTD, CAPES e Google Acadêmico. Os resultados evidenciam a ocorrência predominante de gestos icônicos, emblemas e pantomimas nas narrativas infantis, revelando sua importância na expressão de ideias, emoções e na estruturação do discurso. Conclui-se que os gestos são elementos fundamentais na contação de histórias pelas crianças, pois enriquecem a comunicação, ampliam a expressividade e contribuem para o aprimoramento de suas habilidades narrativas.

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Publicado

2025-10-02

Como Citar

CAMPELO, SARA; FONTE, RENATA. CONTRIBUIÇÕES DOS GESTOS NO TRABALHO COM CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS INFANTIS: O QUE DIZEM AS PESQUISAS?. SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, Recife, v. 6, n. 27, p. 40–44, 2025. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/sellu/article/view/3241.. Acesso em: 5 dez. 2025.

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