O ALUNO COMO HERÓI DE MIL FACES

UMA LEITURA DISCURSIVA DA FORMAÇÃO DE SUJEITOS NA APRENDIZAGEM DE INGLÊS

Autores

  • PEDRO DANILO ROCHA DE OLIVEIRA LEÃO Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) Autor

Palavras-chave:

Sujeito, Discurso, Her´ói, Aprendizagem, Inglês

Resumo

Este trabalho propõe uma análise discursiva da construção da posição-sujeito aprendiz no processo de aprendizagem de inglês, a partir da articulação entre a Análise do Discurso de linha francesa e a estrutura mítico-narrativa da jornada do herói, proposta por Joseph Campbell (2007). O objetivo é compreender como o aprendiz é interpelado por discursos pedagógicos, ideológicos e culturais, sendo posicionado como sujeito de sua própria travessia formativa. Fundamentado nos estudos de Pêcheux (1995; 2014), Orlandi (1996; 2005), Althusser (1985) e Barthes (1984) o trabalho examina os efeitos de sentido que emergem nas práticas escolares. A metodologia é de cunho qualitativo, com base em análise documental e interpretação discursiva. Conclui-se que o aprendiz pode ser compreendido como sujeito-herói, cujas posições discursivas são atravessadas por lutas simbólicas e por processos de ressignificação identitária.

Referências

ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos de Estado: notas sobre os aparelhos ideológicos de Estado. 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1985.

AUTHIER-REVUZ, J. Palavras incertas: as não coincidências do dizer. Campinas: Editora da Unicamp, 1998.

BARTHES, R. Mitologias. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1984.

CAMPBELL, J. O herói de mil faces. 11. ed. São Paulo: Cultrix, 2007

COURTINE, Jean-Jacques. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos: EdUFSCar, 2009.

ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1996.

ORLANDI, E. P. Discurso e texto: formulação e circulação dos Sentidos. 2. ed. São Paulo: Pontes, 2005.

PÊCHEUX, M. Análise automática do discurso. In: GADET, F.; HAK, T. (Orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 5. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2014. p. 61–162.

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 4. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1995.

Downloads

Publicado

2025-10-02

Como Citar

ROCHA DE OLIVEIRA LEÃO , PEDRO DANILO. O ALUNO COMO HERÓI DE MIL FACES: UMA LEITURA DISCURSIVA DA FORMAÇÃO DE SUJEITOS NA APRENDIZAGEM DE INGLÊS. SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, Recife, v. 6, n. 27, p. 92–96, 2025. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/sellu/article/view/3249.. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

11-20 de 24

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.