A ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DE INTRODUÇÕES DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA ÁREA DE PSICOLOGIA
Palavras-chave:
Artigo científico, introdução, organização retórica, psicologiaResumo
A introdução de um artigo científico desempenha o papel de ''porta de entrada'' (Ritti-Dias; Bezerra, 2013) para o trabalho completo. Os movimentos retóricos utilizados em sua composição exercem influência determinante em conquistar leitores para o tema da pesquisa, constituindo dessa forma uma seção estratégica. O objetivo deste trabalho é analisar como as introduções de artigos científicos escritos por pesquisadores da área de psicologia são organizadas retoricamente, utilizando o Modelo CARS (Swales, 1990). Foram coletadas as introduções, redigidas em língua portuguesa, de 30 artigos científicos publicados nos anos de 2021 e 2022. Esses artigos foram coletados em seis periódicos da área disciplinar de psicologia, classificados nos estratos A1 e A2 do sistema Qualis/Capes no quadriênio avaliativo 2017-2020. Os resultados confirmam a pertinência do modelo de análise e revelam uma elevada recorrência de alguns passos, enquanto outros se mostraram pouco frequentes. No todo, os resultados sinalizam tanto as preferências quanto às particularidades retóricas predominantes na área disciplinar investigada.
Referências
BAZERMAN, Charles. Gênero, agência e escrita. São Paulo: Cortez, 2006.
HYLAND, K. Disciplinary discourse: social interactions in academic writing. Singapura: Pearson Education Limited, 2000.
PACHECO, J. T. S. ; BERNARDINO, C. G. Uma análise sociorretórica de introduções em artigos originais da cultura disciplinar da área de nutrição. Fórum Linguístico , v. 14, p. 1749-1766, 2017.
RITTI-DIAS, F. G.; BEZERRA, B. G. Análise retórica de introduções de artigos científicos da área da saúde pública. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, [S. l.], v. 12, n. 1, 2014.
SWALES, J. M. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
SWALES, J. M. Research genres: explorations and applications. New York: Cambridge University Press, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 RALPH JOSÉ DA SILVA, BENEDITO GOMES BEZERRA (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantém os direitos autorais e concedem à Semana de Estudos Linguísticos e Literários o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.