ESTRATÉGIAS RETÓRICAS EM INTRODUÇÕES DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

SEGUNDA CODIFICAÇÃO

Autores

  • ISABELLE CARVALHO Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) Autor
  • BENEDITO BEZERRA Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) Autor

Palavras-chave:

Gêneros; introduções; modelo CARS.

Resumo

Tendo como Fio de Ariadne o gênero acadêmico, mais precisamente os artigos científicos, surgem importantes questionamentos acerca dos propósitos comunicativos de cada gênero. Esse tópico foi profundamente beneficiado por meio do trabalho do estudioso John Swales que idealizou o modelo CARS (Creating A Research Space), uma ferramenta retórica para a análise de gêneros. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar as estratégias retóricas mobilizadas em 15 introduções de artigos científicos da área de Educação Matemática, e apontar os movimentos e passos mais recorrentes..Os resultados obtidos confirmam a maioria das previsões do modelo, embora haja casos particulares que fogem dos horizontes previstos pelo autor.

Biografia do Autor

  • ISABELLE CARVALHO, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

    Graduando em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco, é bolsista de Iniciação Científica do CNPq.

     

Referências

BEZERRA, B. G. O gênero como ele é (e como não é). São Paulo: Parábola, 2022.

BEZERRA, B. G. Teorias de gênero textuais/discursivos. 1. ed. - Recife: UNICAP Digital, 2023.

GUSTAVII, Björn. Como escrever e ilustrar um artigo científico. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.

MILLER, C. R. "The Fact That I Could Write About It Made Me Think It Was Real": an interview with Ca-rolyn R. Miller. [Entrevista cedida a] Dylan B. Dryer. Composition Forum, n. 31, p. 1-13, Spring 2015d.

SWALES, John M. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

SWALES, J. M. Research genres: explorations and applications. New York: Cambridge University Press, 2004 SWALES, J. M. Research genres: explorations and applications. New York: Cambridge University Press, 2004.

Downloads

Publicado

2025-10-02

Como Citar

CARVALHO, ISABELLE; BEZERRA, BENEDITO. ESTRATÉGIAS RETÓRICAS EM INTRODUÇÕES DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: SEGUNDA CODIFICAÇÃO. SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, Recife, v. 6, n. 27, p. 1–6, 2025. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/sellu/article/view/3231.. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 14

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.