A ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DE INTRODUÇÕES DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA ÁREA DE PSICOLOGIA

Autores

  • RALPH JOSÉ DA SILVA Universidade Católica de Pernambuco Autor
  • BENEDITO GOMES BEZERRA Universidade Católica de Pernambuco Autor

Palavras-chave:

Artigo científico, introdução, organização retórica, psicologia

Resumo

A introdução de um artigo científico desempenha o papel de ''porta de entrada'' (Ritti-Dias; Bezerra, 2013) para o trabalho completo. Os movimentos retóricos utilizados em sua composição exercem influência determinante em conquistar leitores para o tema da pesquisa, constituindo dessa forma uma seção estratégica. O objetivo deste trabalho é analisar como as introduções de artigos científicos escritos por pesquisadores da área de psicologia são organizadas retoricamente, utilizando o Modelo CARS (Swales, 1990). Foram coletadas as introduções, redigidas em língua portuguesa, de 30 artigos científicos publicados nos anos de 2021 e 2022. Esses artigos foram coletados em seis periódicos da área disciplinar de psicologia, classificados nos estratos A1 e A2 do sistema Qualis/Capes no quadriênio avaliativo  2017-2020. Os resultados confirmam a pertinência do modelo de análise e revelam uma elevada recorrência de alguns passos, enquanto outros se mostraram pouco frequentes. No todo, os resultados sinalizam tanto as preferências quanto às particularidades retóricas predominantes na área disciplinar investigada.

 

Biografia do Autor

  • RALPH JOSÉ DA SILVA, Universidade Católica de Pernambuco

    Possui graduação em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Católica de Pernambuco(2024) e ensino-medio-segundo-graupela ESCOLA MURILO BRAGA(2015). Atualmente é Discente da Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência na área de Letras. 

  • BENEDITO GOMES BEZERRA , Universidade Católica de Pernambuco

    É graduado em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual do Ceará (1996), especialista em Descrição da Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (1998), mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2001) e doutor em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Realizou estágio pós-doutoral no Poslin/UFMG (2020-2021). Atualmente é professor da Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte, e da Universidade Católica de Pernambuco. Atua no Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS/UPE e no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem - PPGCL/UNICAP. 

Referências

BAZERMAN, Charles. Gênero, agência e escrita. São Paulo: Cortez, 2006.

HYLAND, K. Disciplinary discourse: social interactions in academic writing. Singapura: Pearson Education Limited, 2000.

PACHECO, J. T. S. ; BERNARDINO, C. G. Uma análise sociorretórica de introduções em artigos originais da cultura disciplinar da área de nutrição. Fórum Linguístico , v. 14, p. 1749-1766, 2017.

RITTI-DIAS, F. G.; BEZERRA, B. G. Análise retórica de introduções de artigos científicos da área da saúde pública. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, [S. l.], v. 12, n. 1, 2014.

SWALES, J. M. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

SWALES, J. M. Research genres: explorations and applications. New York: Cambridge University Press, 2004.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Como Citar

A ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DE INTRODUÇÕES DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA ÁREA DE PSICOLOGIA. (2024). SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, 5(26), 52-57. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/sellu/article/view/3060

Artigos Semelhantes

11-18 de 18

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.