A ARTE A SERVIÇO DO SAGRADO “The art at service of the sacred”
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2015.v6n12.pp.%20279-294Parole chiave:
Arte sacra. Religião. Educação religiosa. Sacred art. Religion. Religious education.Abstract
A iconografia vem do grego e significa escrever, comunicar-se, por meio de imagens. Dessa forma, a arte sacra usa sua linguagem para exprimir em obras humanas a beleza infinita do sagrado, converter as mentes humanas para o sagrado. O conhecimento religioso por meio da arte acontece pelo caminho da beleza. Esse caminho não é somente meio de expressão, mas também é fonte de fé, reflexão teológica e importante instrumento para a educação. O presente artigo, por meio de uma pesquisa bibliográfica-qualitativa, pretende fazer uma reflexão a respeito da influência das religiões e da religiosidade dos indivíduos no uso e desenvolvimento da arte ao longo da história. Os principais autores que serviram de referencial teórico para a pesquisa foram Gombrich, Tommaso, Matos, Scomparim, Suaiden e Costa e Passos. Os resultados da pesquisa apontam que o ser humano, por estar na condição carnal, necessita da materialidade das coisas para expressar-se em todas as suas formas, inclusive, na sua fé. Os espaços sagrados e a arte surgem para suprir essa demanda pela realidade material para comunicar o mistério do sagrado tornando a arte um dos principais meios de expressão e educação para a fé.
Palavras-chave:Arte sacra. Religião. Educação religiosa.
Abstract
The iconography comes from Greek and means to write, communicate through images. Thus, the sacred art uses its language to express in human works the infinite beauty of the sacred, convert human minds to the sacred. Religious knowledge through art happens in the way of beauty. This way is not only a means of expression, but it is also a source of faith, theological reflection and important tool for education. This article, through a literature-qualitative research, intends make to reflection about the influence of religion and religiosity of individuals in the use and development of art throughout history. The main authors who served as the theoretical framework for the study were Gombrich, Tommaso, Matos, Scomparim, Suaiden, Costa and Passos. The survey results indicate thatthe human, to be in the carnal condition, needs the materiality of things to express itself in all its forms, including in their faith. The sacred spaces and art come to meet this demand by material reality to communicate the mystery of the sacred making art a major means of expression and education to faith.
Keywords: Sacred art. Religion. Religious education.
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