EDUCAÇÃO RELIGIOSA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2024.v15n36.p299-313Parole chiave:
Educação, Educação Infantil, Ensino ReligiosoAbstract
Este texto é o resultado de um estudo exploratório sobre a questão da educação religiosa no segmento da educação infantil considerando a estrutura e proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), visando compreender como a partir dos campos de experiência que orienta este segmento, assim como a estrutura de desenvolvimento religioso é possível articular uma educação do religioso das crianças para esta fase da educação e considerando uma intencionalidade pedagógica para orientar o processo de ensino e aprendizagem destas crianças e sua inserção na sociedade potencializando as oportunidades de interação entre os sujeitos e as manifestações comunitárias. Pois, na educação infantil é importante reforçar que o cuidar está integrado às ações de conhecer e explorar o mundo. Assim como a formação de vínculos que proporciona segurança afetiva para a criança construir conhecimentos com o mundo e desenvolver autonomia. Propõe ainda o incentivo a autonomia permitindo que a criança enfrente e supere obstáculos. As crianças ficam no centro do processo e por isso é necessário respeitar o tempo de cada uma, mesmo em atividades dirigidas, todas devem ter tempo e espaço para serem ativas. Cabe ao professor planejar cuidadosamente momentos de livre exploração, pois pela instituição de uma rotina, transmite a sensação de segurança e ajuda no desenvolvimento da autonomia
Downloads
Riferimenti bibliografici
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é base. Brasília: MEC/SEF, 2018.
RODRIGUES, E. F.; JUNQUEIRA, S. Fundamentando pedagogicamente o Ensino Religioso. Curitiba: Ibpex, 2009.
CAVALLETTI, S. O Potencial religioso da criança. São Paulo: Loyola, 1985.
MINICUCCI, Agostinho. Relações Humanas. Agostinho Editora: atlas. 1992.
MALAGUZZI, Loris. Histórias, Ideias e Filosofia Básica. IN: EDWARDS, Carolyn (org.). As Cem Linguagens da Criança: A abordagem de Reggio Emília na Educação da Primeira Infância/Carolyn Edwards, Lella Gandini, George Forman; tradução Dayse Batista. – Porto Alegre: Artmed, 1999.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
FOWLER, J. W. Estágios da fé́: psicologia do desenvolvimento humano e busca de sentido. São Leopoldo-RS: Sinodal, 1992.
REGGIO CHILDREN. Regimento Escolas e Creches para a infância da Comuna de Reggio Emília. Reggio Emilia: Reggio Children, 2013.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Dr. Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, Ms. Sonia De Itoz
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
A submissão de originais para a Paralellus implica a transferência, pelos autores, dos direitos de publicação eletrônica. Os direitos autorais para os artigos veiculados neste periódico são do autor; todavia, são da revista os direitos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão fazer uso dos mesmos resultados em outras publicações se indicarem, claramente, que a Paralellus foi o meio originalmente utilizado. Em decorrência do fato de ser a Paralellus uma revista de acesso público, é permitida a utilização gratuita dos artigos em aplicações educacionais e/ou científicas não comerciais, desde que respeitando-se a exigência de citação da fonte (Texto atualizado em 16-11-2020).