EDUCAÇÃO RELIGIOSA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2024.v15n36.p299-313Palavras-chave:
Educação, Educação Infantil, Ensino ReligiosoResumo
Este texto é o resultado de um estudo exploratório sobre a questão da educação religiosa no segmento da educação infantil considerando a estrutura e proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), visando compreender como a partir dos campos de experiência que orienta este segmento, assim como a estrutura de desenvolvimento religioso é possível articular uma educação do religioso das crianças para esta fase da educação e considerando uma intencionalidade pedagógica para orientar o processo de ensino e aprendizagem destas crianças e sua inserção na sociedade potencializando as oportunidades de interação entre os sujeitos e as manifestações comunitárias. Pois, na educação infantil é importante reforçar que o cuidar está integrado às ações de conhecer e explorar o mundo. Assim como a formação de vínculos que proporciona segurança afetiva para a criança construir conhecimentos com o mundo e desenvolver autonomia. Propõe ainda o incentivo a autonomia permitindo que a criança enfrente e supere obstáculos. As crianças ficam no centro do processo e por isso é necessário respeitar o tempo de cada uma, mesmo em atividades dirigidas, todas devem ter tempo e espaço para serem ativas. Cabe ao professor planejar cuidadosamente momentos de livre exploração, pois pela instituição de uma rotina, transmite a sensação de segurança e ajuda no desenvolvimento da autonomia
Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é base. Brasília: MEC/SEF, 2018.
RODRIGUES, E. F.; JUNQUEIRA, S. Fundamentando pedagogicamente o Ensino Religioso. Curitiba: Ibpex, 2009.
CAVALLETTI, S. O Potencial religioso da criança. São Paulo: Loyola, 1985.
MINICUCCI, Agostinho. Relações Humanas. Agostinho Editora: atlas. 1992.
MALAGUZZI, Loris. Histórias, Ideias e Filosofia Básica. IN: EDWARDS, Carolyn (org.). As Cem Linguagens da Criança: A abordagem de Reggio Emília na Educação da Primeira Infância/Carolyn Edwards, Lella Gandini, George Forman; tradução Dayse Batista. – Porto Alegre: Artmed, 1999.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
FOWLER, J. W. Estágios da fé́: psicologia do desenvolvimento humano e busca de sentido. São Leopoldo-RS: Sinodal, 1992.
REGGIO CHILDREN. Regimento Escolas e Creches para a infância da Comuna de Reggio Emília. Reggio Emilia: Reggio Children, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Dr. Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, Ms. Sonia De Itoz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Paralellus implica a transferência, pelos autores, dos direitos de publicação eletrônica. Os direitos autorais para os artigos veiculados neste periódico são do autor; todavia, são da revista os direitos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão fazer uso dos mesmos resultados em outras publicações se indicarem, claramente, que a Paralellus foi o meio originalmente utilizado. Em decorrência do fato de ser a Paralellus uma revista de acesso público, é permitida a utilização gratuita dos artigos em aplicações educacionais e/ou científicas não comerciais, desde que respeitando-se a exigência de citação da fonte (Texto atualizado em 16-11-2020).