EDUCAÇÃO RELIGIOSA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2024.v15n36.p299-313

Schlagwörter:

Educação, Educação Infantil, Ensino Religioso

Abstract

Este texto é o resultado de um estudo exploratório sobre a questão da educação religiosa no segmento da educação infantil considerando a estrutura e proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), visando compreender como a partir dos campos de experiência que orienta este segmento, assim como a estrutura de desenvolvimento religioso é possível articular uma educação do religioso das crianças para esta fase da educação e considerando uma intencionalidade pedagógica para orientar o processo de ensino e aprendizagem destas crianças e sua inserção na sociedade potencializando as oportunidades de interação entre os sujeitos e as manifestações comunitárias. Pois, na educação infantil é importante reforçar que o cuidar está integrado às ações de conhecer e explorar o mundo. Assim como a formação de vínculos que proporciona segurança afetiva para a criança construir conhecimentos com o mundo e desenvolver autonomia. Propõe ainda o incentivo a autonomia permitindo que a criança enfrente e supere obstáculos. As crianças ficam no centro do processo e por isso é necessário respeitar o tempo de cada uma, mesmo em atividades dirigidas, todas devem ter tempo e espaço para serem ativas. Cabe ao professor planejar cuidadosamente momentos de livre exploração, pois pela instituição de uma rotina, transmite a sensação de segurança e ajuda no desenvolvimento da autonomia

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Autor/innen-Biografien

  • Sergio Rogério Azevedo Junqueira, IPFER (Instituto de Pesquisa e Formação Educação e Religião)

    Livre Docente e Pós-Doutor de Ciência da Religião pela PUCSP; Pós-Doutor em Geografia pela UFPR; Pós-Doutor em Ciência da Religião na UEPA; Pós-Doutor em Educação pela UFPR; Doutor e Mestre em Ciência da Educação pela Universitá Pontificia Salesiana de Roma; Especialista em Metodologia do Ensino Religioso pea PUCSP; Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo CEPEMG; Licenciado em Pedagogia pela UNIUBE; Bacharel em Ciências Religiosas pelo CEPEMG.

  • Sonia De Itoz, IPFER

    Mestre em Educação pela PUCSP; Graduada em Filosofia pela FAI/SP; Bacharel em Teologia pela Faculdade Nossa Senhora da Assumpção/SP. Pesquisadora do Instituto de Pesquisa e Formação Educação e Religião (IPFER). Coordenadora de Pastoral Escolar e Ensino Religioso do Colégio Emilie de Villeneuve/SP

Literaturhinweise

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é base. Brasília: MEC/SEF, 2018.

RODRIGUES, E. F.; JUNQUEIRA, S. Fundamentando pedagogicamente o Ensino Religioso. Curitiba: Ibpex, 2009.

CAVALLETTI, S. O Potencial religioso da criança. São Paulo: Loyola, 1985.

MINICUCCI, Agostinho. Relações Humanas. Agostinho Editora: atlas. 1992.

MALAGUZZI, Loris. Histórias, Ideias e Filosofia Básica. IN: EDWARDS, Carolyn (org.). As Cem Linguagens da Criança: A abordagem de Reggio Emília na Educação da Primeira Infância/Carolyn Edwards, Lella Gandini, George Forman; tradução Dayse Batista. – Porto Alegre: Artmed, 1999.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

FOWLER, J. W. Estágios da fé́: psicologia do desenvolvimento humano e busca de sentido. São Leopoldo-RS: Sinodal, 1992.

REGGIO CHILDREN. Regimento Escolas e Creches para a infância da Comuna de Reggio Emília. Reggio Emilia: Reggio Children, 2013.

Veröffentlicht

2024-07-19

Ausgabe

Rubrik

TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT (artigos)

Zitationsvorschlag

AZEVEDO JUNQUEIRA, Sergio Rogério; DE ITOZ, Sonia. EDUCAÇÃO RELIGIOSA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. PARALELLUS Zeitschrift für Religionswissenschaften - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 15, n. 36, p. 299–314, 2024. DOI: 10.25247/paralellus.2024.v15n36.p299-313. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/2796.. Acesso em: 22 dec. 2024.

Ähnliche Artikel

1-10 von 219

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.