O TEMPO DEMARCADO: UM OLHAR SOBRE AS FESTAS RELIGIOSAS NOS LIVROS DO ANTIGO TESTAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2018.v9n21.p499-514Parole chiave:
religiosidade, comemoração, festividadesAbstract
O presente trabalho se ateve em conhecer princípios que serviram de referência para a organização de práticas religiosas determinadas por indivíduos que viveram no tempo bíblico do Antigo Testamento. Para sua construção, o livro sagrado dos cristãos católicos deixou de ser visto como parâmetro de uma doutrina a ser seguida, passando a ser observado como fonte de pesquisa, na medida que os preceitos religiosos não foram utilizados como objetos de questionamentos e tornaram-se secundários nas observações estabelecidas. As festas religiosas regeram o tempo físico dos homens elevando-o à condição de sagrado unindo num mesmo momento duas categorias distintas, terrena e sobrenatural. Porém, para sua vigência, elementos da natureza foram utilizados como balizadores, visto que a partir de sua presença instalava-se outra ordem no seio das comunidades. Por intermédio dessas festividades pode se perceber a trajetória de uma comunidade que partilhava as mesmas experiências que convergiam para a espiritualização do ser, constituindo-se em traços de uma cultura religiosa que ultrapassou fronteiras e o tempo.
Palavras chaves: religiosidade, comemoração, festividades.
Abstract: The present work was focused on knowing elements that served as reference for the organization of religious practices established by individuals who lived in the Biblical time of the Old Testament. For its construction, the sacred book of Catholic Christians was no longer seen as a reference of a doctrine to be followed, and began to be regarded as a source of research, since religious precepts were not used as objects of questioning and became observations. The religious festivals regulated the physical time of men, raising it to the status of sacred by uniting at once two distinct categories, earthly and supernatural. However, for its establishment, elements of nature were used as beacons, since from its presence another order was installed within the communities. Through it, one can perceive the trajectory of a community that shared the same experiences that converged for the spiritualization of being, constituting in traces of a religious culture that crossed borders and time.
Key words: religiousness, celebration, festivities.
Enviado: 19-05-2018 - Aprovado e publicado: 12-2018
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALVES, Herculano. O calendário das festas bíblicas. Lisboa:Gráfica de Coimbra, 1995 (a).
________________. A festa da Páscoa na Bíblia. Lisboa:Gráfica de Coimbra. 1995(b).
BARROS, Marcelo. O divino segredo da festa. Petrópolis, Rio de Janeiro:Vozes, 2001.
BÍBLIA. Tradução de João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.
BRITO, Altair Gomes. As montanhas e suas representações: buscando significados à luz da relação homem-natureza. Revista de Biologia e Ciências da Terra. V.8, N.1, 2008.
BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
CARVALHO, Glacilda Soares da Silva. “CRESCEU COMO UM RENOVO” O Sistema Simbólico Ritual Judaico do Tempo de Jesus, uma das Principais Raízes do Cristianismo. Dissertação (Mestrado). Recife. 2009.
CROATTO, José Severino. As linguagens da experiência religiosa: uma introdução a fenomenologia da religião. São Paulo: Paulinas, 2001.
DIAS, Geraldo José Amadeu Coelho. Do Sábado ao Domingo. Lisboa:Gráfica de Coimbra, 1996.
DOMINGUES, Ivan. O fio e a trama: reflexões sobre o tempo e a história. São Paulo:Iluminuras, Belo Horizonte:Editora UFMG. 1996.
ELIADE, M. O sagrado e o profano: a essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
KONINGS, Johan. A festa na Bíblia. PASSOS, Mauro (org). A Festa na Vida. Petrópolis, Rio de Janeiro:Editora Vozes, 2002.
MENDES, Norma Musco & SANTOS, Borges Airan dos. Os Calendários Romanos como expressão de etnicidade. História: Questões & Debates, Curitiba, n. 48/49, p. 77-99, 2008.
MENDONÇA, José Tolentino. O Pentecostes. Lisboa:Gráfica de Coimbra. 1996.
MACHADO, Elaine Cristina. Memórias, Religiosidades e Conflitos: Guaramirim/SC (1960-1970). Anais do XXVI Simpósio Nacional de História –
ANPUH • São Paulo, julho 2011, p. 140-151.
MACHADO, Leonidas da Cruz. LITURGIA E ECOLOGIA: APONTAMENTOS PARA
UMA PRÁXIS PASTORAL ECOLITÚRGICA NA IGREJA METODISTA. Dissertação ( Mestrado). São Bernardo do Campo. 2010.
MAUSS, M.; HUBERT, H. Sobre o sacrifício. São Paulo: Cosac Naify, 2005
OTTO, Rudolf. O Sagrado. Lisboa. Edições 70. 1991.
PINTO, Aline Magalhães. As Sagradas Escrituras: imaginação e acontecimento – um comentário sobre a hermenêutica bíblica de Paul Ricouer. MNEME – Revista de Humanidades, 11(29), Jan/ Jul, 2011.
ROSA, Luiz da. Os calendários na terra bíblica (2010) disponível em http://www.abiblia.org/ver.php?id=1437&id_autor=2&id_utente=&caso=artigos Acesso em 12 fev. 2018.
SIQUEIRA, Tércio Machado. A Festa de Pentecostes no Antigo Testamento. Disponível em http://www.metodista.br/fateo/materiais-de-apoio/estudos-biblicos/a-festa-de-pentecostes-no-antigo-testamento Acesso em 18 fev. 2018.
VOVELLE, Michel. Ideologias e Mentalidades. São Paulo:Brasiliense. 1987.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
A submissão de originais para a Paralellus implica a transferência, pelos autores, dos direitos de publicação eletrônica. Os direitos autorais para os artigos veiculados neste periódico são do autor; todavia, são da revista os direitos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão fazer uso dos mesmos resultados em outras publicações se indicarem, claramente, que a Paralellus foi o meio originalmente utilizado. Em decorrência do fato de ser a Paralellus uma revista de acesso público, é permitida a utilização gratuita dos artigos em aplicações educacionais e/ou científicas não comerciais, desde que respeitando-se a exigência de citação da fonte (Texto atualizado em 16-11-2020).