FÉ E POLÍTICA EM MARTIM LUTERO
DOI :
https://doi.org/10.25247/paralellus.2020.v11n27.p257-273Mots-clés :
Martim Lutero. Política. Doutrina dos dois reinos. Magnificat. Autoridade secular.Résumé
O artigo busca identificar interpretações e interações de Martim Lutero com a política institucional de seu tempo, a partir da análise de alguns de seus escritos, em especial seu comentário ao Magnificat de Maria e do escrito Da Autoridade Secular. Na Idade Média, era inconcebível pensar Igreja e sociedade separadamente. Essa íntima relação entre o poder da Igreja e o poder político da época e a respectiva relação do reformador com os dois poderes o levou a refletir sobre a relação entre política e Igreja na sociedade. Tais reflexões estão contempladas em alguns de seus escritos. O presente artigo analisa de forma mais sistemática dois deles. Na interpretação do Magnificat, Lutero exortou as autoridades seculares a olharem para os pobres e marginalizados, buscando o bem comum ao invés de seus próprios interesses ou dos grupos já favorecidos economicamente. No escrito Da Autoridade Secular, orienta as autoridades seculares a agirem cristãmente, identificando os limites e incumbências de sua ação na sociedade. Afirma que a autoridade secular não deve decidir sobre questões de fé,; tampouco, a Igreja deve almejar decidir sobre questões que competem ao poder político. As teses defendidas pelo reformador mostram-se extremamente atuais e proféticas diante da realidade política brasileira e do respectivo papel das igrejas nesse cenário.##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
ALTMANN, Walter. Lutero e libertação: releitura de Lutero em perspectiva latino-americana. 2ª. Edição, revisada e ampliada. São Leopoldo: Sinodal, 2016.
BENINELLI, Talita. Os parlamentares religiosos tendem a ser mais conservadores do que a população evangélica. 2017. El País. Disponível em: Acesso em: 17 de Set 2018.
BÍBLIA. Português. Almeida. 1993. A Bíblia Sagrada: Antigo e Novo Testamento. 2. ed. revista e atualizada. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2000.
BRANDT, Hermann. Espiritualidade: vivência da graça. São Leopoldo: EST/ Sinodal, 2006.
CODINA, Victor. Qual a raiz da Teologia da Libertação? In: TEIXEIRA, Faustino Luiz Couto (Org.). Teologia da libertação: novos desafios. São Paulo: Paulinas, 1991.
DREHER, Martin Noberto. História do povo de Jesus: uma leitura latino-americana. São Leopoldo: Sinodal, 2013.
DUCHROW, Ulrich. Os dois reinos: uso e abuso de um conceito teológico luterano. São Leopoldo: Sinodal. Ano 1987.
LINDBERG, Carter. As reformas na Europa. São Leopoldo: Sinodal, 2001.
LUTERO, Martinho. Da Autoridade Secular, até que ponto se lhe deve obediência. Martinho Lutero: Obras selecionadas. Tradução: Ilson Kayser. V.6. São Leopoldo: Sinodal; Porto Alegre: Concórdia, 1996.
LUTERO, Martinho. O Magnificat. In: Martinho Lutero: Obras selecionadas. Tradução: Ilson Kayser. V.6. São Leopoldo: Sinodal; Porto Alegre: Concórdia, 1996.
LUTERO, Martinho. Obras Selecionadas. São Leopoldo: Sinodal ; Porto Alegre: Concórdia. V. 06, 1987.
LUTERO, Martinho. Um conselho do Doutor Martinho Lutero se é permitido resistir com razão ao imperador se ele quer usar de violência contra alguém por causa do Evangelho. In: LUTERO, 1996.
MÜHLHAUPT, Erwin (ed.). D Martin Luthers Psalmen-Auslegung. Göttingen: V&R, 1962.
NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL. América Latina e Caribe é região mais desigual do mundo, revela comissão da ONU. ONUBR. 2018. Disponível em: < https://nacoesunidas.org/america-latina-e-caribe-e-regiao-mais-desigual-do-mundo-revela-comissao-da-onu/> . Acesso em 14 Set. 2018.
NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL. CEPAL: pobreza aumenta na América Latina e alcança 30,7% da população. ONUBR. 2017. Disponível em: < https://nacoesunidas.org/cepal-pobreza-aumenta-na-america-latina-e-alcanca-307-da-populacao/ >. Acesso em 21 Ago. 2018.
WACHHOLZ, Wilhem. História e teologia da Reforma: introdução. São Leopoldo: Sinodal, 2010.
WESTHELLE, Vítor. Poder e política: incursões na teologia de Lutero. In: HELMER, Christine. Lutero: um teólogo para tempos modernos. São Leopoldo: Sinodal; Faculdades EST, 2013.
ZWETSCH, Roberto E. Lutero, Justiça Social e Poder Político: aproximações teológicas a partir de alguns de seus escritos. In: Cadernos teologia pública. Ano XIII. Vol. 13. N. 113. São Leopoldo, 2016, p. 5-6.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
A submissão de originais para a Paralellus implica a transferência, pelos autores, dos direitos de publicação eletrônica. Os direitos autorais para os artigos veiculados neste periódico são do autor; todavia, são da revista os direitos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão fazer uso dos mesmos resultados em outras publicações se indicarem, claramente, que a Paralellus foi o meio originalmente utilizado. Em decorrência do fato de ser a Paralellus uma revista de acesso público, é permitida a utilização gratuita dos artigos em aplicações educacionais e/ou científicas não comerciais, desde que respeitando-se a exigência de citação da fonte (Texto atualizado em 16-11-2020).