A EVANGELIZAÇÃO DA AMÉRICA NA CATEDRAL DE SÃO MIGUEL ARCANJO
DOI :
https://doi.org/10.25247/paralellus.2025.v16n38.p097-120Mots-clés :
Claudio Pastro, Devoção mariana, Iconografia SagradaRésumé
Este artigo deseja apresentar a pintura mural da história da Evangelização da América, de Cláudio Pastro (1948-2016), que está na Catedral de São Miguel Arcanjo, na cidade de São Paulo. Considerado o maior artista sacro do Brasil na contemporaneidade, ele plasmou nas paredes da catedral a evangelização da América a partir da ótica dos eventos que envolvem a Mãe de Deus, narrando a aparição da Virgem de Guadalupe, o encontro da imagem de Aparecida, a presença da imagem de Nsa. Sra. da Penha, bem como a iconografia da Virgem negra de Altöttingen. Apresentaremos os vários relatos que ele pinta sobre a parede acima das portas que dão acesso à catedral, do lado interno, seguindo o percurso proposto pela própria obra. Notaremos que o artista inova ao apresentar as histórias de devoção mariana acima das portas principais da catedral e buscaremos entender a finalidade desta opção. Por último, faremos uma breve análise iconográfica do painel, destacando o significado do ano de produção da obra, 1992, quando se comemorou os 500 anos da chegada dos espanhóis à América Central.
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(c) Copyright Marcio Luiz Fernandes, Christiane Meier 2025

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