LA EDUCACIÓN COMO PROYECTO PARA LA IGLESIA CATÓLICA EN GOIÁS EN EL EPISCOPADO DE DOM EMANUEL GOMES DE OLIVEIRA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2023.v14n35.p801-825

Palabras clave:

Dom Emanuel Gomes de Oliveira, Educación, Goiás

Resumen

El artículo propuesto busca analizar la manera en que el obispo Dom Emanuel Gomes de Oliveira utilizó la educación como medio para concretar su proyecto eclesiástico en el estado de Goiás. Este proyecto, de naturaleza principalmente política, tenía como objetivo establecer a la Iglesia Católica como una institución central en los planes de modernización del estado, en un contexto de restricciones políticas a la influencia de la institución. El artículo se estructura en dos partes: en la primera, se discute el proyecto educativo y el discurso modernizador de Goiás bajo la dirección de Dom Emanuel Gomes de Oliveira. En la segunda parte, se explora el compromiso de Dom Emanuel con inversiones en el ámbito educativo, destacando cómo dichos esfuerzos se conectaban con sus objetivos políticos y religiosos. El artículo busca, de este modo, presentar conclusiones sustanciales sobre el papel crucial de la educación en las empresas eclesiásticas de Dom Emanuel durante su gestión en Goiás.

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Biografía del autor/a

  • Vanessa Carnielo Ramos Gomes, Universidade Estadual de Goiás

    Doutora em História da Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em História pela Universidade Federal de Ouro Preto. Graduada em História pela Universidade Estadual de Goiás. Membro da rede de pesquisa: "História e catolicismo no mundo contemporâneo". Docente da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Sul, sede Morrinhos, Curso de História. Docente da Secretaria Municipal de Educação de Morrinhos (GO). Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria da História e Historiografia Brasileira e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Historiografia Brasileira, História da Educação em Goiás e História do Catolicismo.

  • Robson Rodrigues Gomes Filho, Universidade Estadual de Goiás

    Doutorado em História em regime de dupla-titulação pela Universidade Federal Fluminense e pela Katholische Universität Eichsttät-Ingolstadt (Alemanha). Mestrado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2012) e graduação em História pela Universidade Estadual de Goiás (2009). Atualmente desenvolve estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, na Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Foi bolsista do Deutsche Akademischer Austauschdienst (DAAD) de estadias de pesquisa na Katholische Universität Eichstätt-Ingolstadt (Alemanha) entre 2022 e 2023. É vencedor do Prêmio Leila Marrach de melhor tese de doutorado pela Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR) de 2019. É membro pesquisador da Rede de Pesquisa História e Catolicismo no Mundo Contemporâneo e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Religiões e Modernidades (LAPREM). É professor efetivo da do curso de História e do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) da Universidade Estadual de Goiás.

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Publicado

2023-12-29

Número

Sección

DOSSIÊ/DOSSIER (artigos/Articles)

Cómo citar

GOMES, Vanessa Carnielo Ramos; RODRIGUES GOMES FILHO, Robson. LA EDUCACIÓN COMO PROYECTO PARA LA IGLESIA CATÓLICA EN GOIÁS EN EL EPISCOPADO DE DOM EMANUEL GOMES DE OLIVEIRA. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 14, n. 35, p. 801–825, 2023. DOI: 10.25247/paralellus.2023.v14n35.p801-825. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/2446.. Acesso em: 20 may. 2024.

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