IMAGENS DA ALTERIDADE
AS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS SOB O OLHAR DE RUCKER VIEIRA
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2021.v12n31.p807-822Palabras clave:
Fotografia, Imaginário, Mitocrítica, Religiões afro-brasileirasResumen
Ainda que exista uma grande profusão de imagens associadas às religiões afro-brasileiras, são relativamente poucos os estudos que abordem o modo como estas tradições são representadas nas imagens produzidas a partir delas. Este artigo se debruça sobre o conjunto de imagens que compõem a coleção do fotógrafo e cineasta Rucker Vieira, disponíveis no acervo do Centro de Estudos da História Brasileira – CEHIBRA da Fundação Joaquim Nabuco. As fotografias apresentam imagens que registram a rotina do candomblé, da umbanda e de outras matrizes afro-religiosas. A metodologia adotada segue os princípios da mitocrítica, baseada na Teoria Geral do Imaginário, desenvolvida pelo antropólogo Gilbert Durand.
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