GUILHERME DE OCKHAM, SUPREMACIA DO PODER PAPAL, POBREZA EVANGÉLICA E NOMINALISMO

HISTÓRIA DE ONTEM, REALIDADE DE HOJE?

Autori

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2025.v16n38.p137-158

Parole chiave:

Guilherme de Ockham, Nominalismo, Plenitude dos poderes, Pobreza evangélica

Abstract

O artigo tem por objetivo analisar algumas características do debate sobre a pobreza evangélica e a supremacia do poder papal, a partir do contexto socioeclesial e político do franciscano Guilherme de Ockham, no século XIV. No contexto em que ocorreram tais discursões, que tiveram início no século XIII, a Igreja procurou legitimar o poder pontifical como de natureza divina e, ainda para justificar a supremacia do poder espiritual sobre o poder temporal, procurou deslegitimar a prática da pobreza evangélica defendida pela Ordem fundada por Francisco de Assis. À época, a partir de um novo movimento filosófico, denominado de nominalismo, Ockham, ao defender que Cristo não teve bens, refutou os argumentos utilizados pela Igreja e procurou demonstrar que o papa não era senhor dos dois poderes (temporal e espiritual), mas apenas administrador da comunidade de fiéis. Além do mais, argumentou que os poderes espiritual e temporal são autônomos e devem ser exercidos de maneira independente. O que foi história ontem é realidade hoje? Qual o alcance e as consequências, geradas simbolicamente por este fato histórico, para a sociedade e, particularmente, para a Igreja Católica contemporânea? Tais questões estão no horizonte das reflexões do presente artigo.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Biografie autore

  • Rodrigo Portella, Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJS, MG / Br

    Doutor em Ciência da Religião (UFJF, 2009), com estágios pós-doutorais em Teologia (PUC-Rio, 2015) e Comunicação e Sociedade (Universidade do Minho, 2016). Estágio doutoral na Universidade do Minho (2007-2008). Professor Associado III UFJF, Departamento de Ciência da Religião. Bolsista Capes. E-mail: portellarodrigo1969@gmail.com.

  • Nilmar de Sousa Carvalho, Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, MG / Brasil

    Doutorando em Ciência da Religião (UFJF). Mestre em Ciência da Religião (UFJF, 2020). Graduado em História (Universidade Católica de Petrópolis, 2017) e Filosofia (Centro Teológico do Maranhão, 1998). Membro da equipe de redação da Revista Sacrilegens. E-mail: nilmarcarv@hotmail.com.

Riferimenti bibliografici

ABBAGNANO, Nicola. História da filosofia. Lisboa: Presença, 1985. v.4.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2021.

BOEHNER, Philoteus, GILSON, Etiene. História da filosofia cristã. Petrópolis: Vozes, 1970.

COMBY, Jean. Para ler a História da Igreja: das origens ao século XV. Petrópolis: Vozes, 1970.

COSTA, Joaquim. Sentido da vida, desespero e transcendência. In: Revista Lusófona de Ciência das Religiões. Ano VI, n. 12, Lisboa, 2007. P. 287-308.

DUARTE, Teresinha. Guilherme de Ockham e o seu projeto eclesial. Fragmento de Cultura, Goiânia, v.8, n. 22. Jun/jul, 1991.

FRÖHLICH, Rolan. Curso básico de História da Igreja. São Paulo: Ed. Paulinas, 1987.

IRIARTE, Lázaro. História franciscana. Petrópolis: Vozes, 1979.

JOÃO XXII. Bula Quum Inter Nonnullos (1321). Disponível em: https://www.montfort.org.br/bra/documentos/decretos/quum_inter_nonnulus/. Acesso em 17 de abr. 2024.

JUNIOR, Pedro Leite. O nominalismo de Guilherme de Ockham: ontologia e semântica. Thaumazein, Ano IV, Número 08, Santa Maria, 2011, p. 29-45.

KNOWLES, David, OBLENSKI, Dimitri. Nova História da Igreja. Petrópolis: Vozes, 1988.

NICOLAU III. Bula Exiit qui seminat (1279). Disponível em: https://franciscan-archive.org/bullarium/exiit-e.html. Acesso em: 16 de abr. 2024.

OCKHAM, Guilherme de. Breviloquium: sobre o principado tirânico. Petrópolis: Vozes, 1988.

OCKHAM, Guilherme de. Principios de Teología. Madrid: Sarpe, 1985.

PORTELLA, Rodrigo. Um Concílio que conciliou? Feitos e desfeitos do pós Concílio. In: REIS, Mara Bontempo; ZAQUIEU-HIGINO, Paulo Victor; PORTELLA, Rodrigo. Concílio Vaticano II: O catolicismo de João XXIII a Francisco. Cardoso Moreira: Resistência Acadêmica, 2023. P. 107- 139.

REALE, Geovanni, NTESERI, Dario. História da filosofia. São Paulo: Paulus, 1990. v.1.

REGRA NÃO-BULADA. In: SILVEIRA, Idelfonso; REIS, Orlando dos (org.). São Francisco de Assis: Escritos e Biografias de S. Francisco de Assis crônicas e outros testemunhos do primeiro século franciscano. 6ª. ed. Petrópolis: Vozes, 1991.

REGRA BULADA. In: SILVEIRA, Idelfonso; REIS, Orlando dos (org.). São Francisco de Assis: Escritos e Biografias de S. Francisco de Assis crônicas e outros testemunhos do primeiro século franciscano. 6ª. ed. Petrópolis: Vozes, 1991.

SCHERER, Daniel. A raiz antitomista da modernidade filosófica. Formosa: Edições Santo Tomás, 2018.

SOUZA, Armênia M. A Concepção de pobreza franciscana segundo Álvaro Pais (1270-1349). OPSIS, Catalão, v. 10, n. 2, - jul-dez 2010. p.120-140.

TERMENÓN Y SOLIS, Guillermo. Origen medieval de la cultura moderna. In: Pensamento medieval. SOUZA, José Antônio Camargo Rodrigues (Org.). São Paulo: Loyola, 1983.

VILLEY, Michel. A formação do pensamento jurídico moderno. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

ZANELLA, Diego Carlos. O debate sobre a pobreza no pensamento político franciscano do século XIII. Thaumazein, ano V, número 11, Santa Maria, 2013, p. 195-210.

Pubblicato

2025-11-11

Come citare

PORTELLA, Rodrigo; DE SOUSA CARVALHO, Nilmar. GUILHERME DE OCKHAM, SUPREMACIA DO PODER PAPAL, POBREZA EVANGÉLICA E NOMINALISMO: HISTÓRIA DE ONTEM, REALIDADE DE HOJE?. PARALELLUS Rivista di studi religiosi - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 16, n. 38, p. 137–158, 2025. DOI: 10.25247/paralellus.2025.v16n38.p137-158. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/2775.. Acesso em: 5 dec. 2025.

Articoli simili

1-10 di 483

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.