O IMAGINÁRIO AFRO-BRASILEIRO DE JOÃO GUIMARÃES ROSA EM SÃO MARCOS E CORPO FECHADO "The imaginary afro-brasilian by João Guimarães Rosa in São Marcos and Corpo Fechado"
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2014.v5n10.p299-312Schlagwörter:
Imaginário. Guimarães Rosa. Afro-brasilidade. Anthropology. Imaginary.Abstract
Este artigo tem por objeto dois contos do livro Sagarana, o primeiro é São Marcos, e o segundo, Corpo Fechado. Nosso objetivo é analisar o imaginário afro-brasileiro de João Guimarães Rosa, mineiro do sertão de Cordisburgo. Na análise das obras, serão utilizados os referenciais teóricos que dizem respeito às estruturas do imaginário, às conceituações de magia brasileira nas ambiências dialógicas entre o dito e o feito, mas também na tradição histórica da temática de ritual e feitiço a partir dos clássicos, Claude Lévi-Strauss e Marcel Mauss, assim como os contemporâneos Bronislaw Malinowski e Yvonne Maggie. Nosso desafio é analisar o imaginário afro-brasileiro em seus usos da reza, magia e feitiços, retratados ficcionalmente por Guimarães Rosa nos contos São Marcos e Corpo Fechado, ambos formam um breve retrato de nossa afro-brasilidade, e uma oportuna leitura da cultura e religiosidade popular no sertão mineiro e brasileiro.
Palavras-chave: Antropologia. Imaginário. Guimaraes Rosa. Afro-brasilidade.
Abstract
This paper focuses on two tales in Sagarana book. The first is São Marcos and the second one is Corpo Fechado. Our goal is to analyze the afro-brazilian imaginary of João Guimarães Rosa a Brazilian writer borned at Cordisburgo-MG. A city in the middle of the Brazilian hinterland called sertão. In the analysis of the works the theoretical frameworks that relate to the imaginary structures will be used. The Brazilian magic concepts in dialogical ambiences between said and done, but also in the historical tradition of ritual and spell theme from classic, Claude Lévi-Strauss and Marcel Mauss, as Bronislaw Malinowski and contemporary Yvonne Maggie. Our challenge is analyse the afro-brazilian imagination in their use of prayer, magic and spells, fictionally portrayed by Guimarães Rosa in the two tales, both form a brief portrait of our afrobrasilidade, and a timely reading culture and popular religiosity in the Brazil’s Minas Gerais’s brazilian backlands.
Keywords: Anthropology. Imaginary. Guimarães Rosa. Afro-brasilidade.
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