EDUCAÇÃO PATRIMONIAL ESCOLAR E ENSINO RELIGIOSO

UMA POSSIBILIDADE REAL

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2024.v15n36.p221-231

Schlagwörter:

Educação Patrimonial, Ensino Religioso, Escola

Abstract

A educação patrimonial escolar é uma importante ferramenta para a preservação do patrimônio cultural de um povo, estado ou nação. A preservação do patrimônio histórico e cultural está intrinsecamente ligado ao trabalho realizado no ambiente escolar. A escola tem a responsabilidade de formar cidadãos responsáveis, pensantes e capazes de se reconhecer como parte pertencente da cultura e da história de onde estão inseridos. Essa consciência faz com que o indivíduo encontre vínculos de identificação com sua realidade e assim orgulhe-se e proteja o seu patrimônio. O presente artigo científico tem a intenção de ratificar a importância da educação patrimonial escolar desmistificando o processo de aprendizagem dentro de um contexto onde escola, comunidade, estudantes e responsáveis e fortalecendo a sua existência por meio do Ensino Religioso. O percurso metodológico foi por meio do aporte teórico referente à escola, educação patrimonial e ao Ensino Religioso.  Com isso, o presente artigo destaca como resultado a necessidade da preservação do patrimônio histórico e cultural de uma região, povo ou lugar, e ainda como podemos incluir a educação patrimonial no Ensino Religioso.

 

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Autor/innen-Biografien

  • Antonio Cardoso da Silva, Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco

    Doutor em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia - Renorbio, Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP. Especialização em Biologia, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP. Atualmente é professor vinculado a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.

  • Rosalia Soares de Sousa, Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco

    Mestra em Ciências da Religião, UNICAP (2014). Trabalha na Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco atuando com o componente curricular de Ensino Religioso, coordenando as formações para professores. Conselheira do Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa, CNRDR.

  • Maria da Conceição Barros Costa Lima, Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco

    Licenciada em Ciências Biológicas e bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Advogada inscrita nº 12.914 na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Pernambuco. Trabalhou na II Comissão Permanente de Processo Administrativo Disciplinar, Conselho Estadual de Cultura, Gerência de Normatização de Ensino, Atualmente atuando na Gerência de Políticas Educacionais de Inclusão Direitos Humanos e Cidadania, na Coordenação do Atendimento Socioeducativo da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.

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Veröffentlicht

2024-07-19

Ausgabe

Rubrik

TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT (artigos)

Zitationsvorschlag

CARDOSO DA SILVA, Antonio; SOARES DE SOUSA, Rosalia; BARROS COSTA LIMA, Maria da Conceição. EDUCAÇÃO PATRIMONIAL ESCOLAR E ENSINO RELIGIOSO: UMA POSSIBILIDADE REAL. PARALELLUS Zeitschrift für Religionswissenschaften - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 15, n. 36, p. 221–231, 2024. DOI: 10.25247/paralellus.2024.v15n36.p221-231. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/2444.. Acesso em: 22 dec. 2024.

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