MANIFESTAÇÕES CULTURAIS POPULARES
DISCUSSÃO E INCLUSÃO NO ESPAÇO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2023.v14n34.p327-344Schlagwörter:
Ressignificados; Práticas; Escola; Aluno.Abstract
Este artigo tem o objetivo discutir o papel da escola como espaço capaz de significar, ressignificar e, de ressurgimento das manifestações culturais com ênfase na religiosidade, através de práticas educacionais inclusivas e políticas de enfrentamento no cotidiano escolar. Para o alcance dos objetivos faz-se um recorte histórico fundamentado acerca da estrutura e modelo de educação no Brasil, bem como, lança luz ao que está exposto na nova Base Nacional Comum Curricular – BNCC em se tratando de políticas públicas voltadas para a questão em tela e sua efetiva aplicação, bem como análise textuais e documentais tendo o aporte teórico de autores que abordam a temática em pauta. Discorre ainda sobre conceitos de cultura, dando ar de pluralidade, onde não há mais o que se falar numa cultura e sim, culturas. Por fim, o artigo trata dessa temática apontando que no espaço escolar, essa unidade humana e social longe de ser homogênea, se tecem as relações afetivas, socioafetivas, educacionais, profissionais e de conflitos, construídas através das interações das relações interpessoais, das ideias, diálogos, seus saberes e viveres no espaço escolar.
Palavras chave: Ressignificados; Práticas; Escola; Aluno.
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