Heidegger e o amor cristão

Autor/innen

  • José João Neves Barbosa Vicente Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB
  • José Reinaldo F. Martins Filho Instituto de Filosofia e Teologia Santa Cruz – ISC

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2010.v1n1.p97-114

Schlagwörter:

Mitsein, Amor, Homem, Relação.

Abstract

O presente artigo se propõe estabelecer uma análise comparativa entreo mitsein heidegeriano e o amor cristão. Ao longo de sua construção,tenta apresentar elementos que comprovem essa relação, mediante ocontato entre o ser-com e o amor, visto como ágape.

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Autor/innen-Biografien

  • José João Neves Barbosa Vicente, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB
    Possui graduação e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás e é doutorando em Filosofia na Universidade Federal da Bahia. Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal do Recôncava da Bahia, membro do Colegiado do Curso de Filosofia, representante da Área de Conhecimento História da Filosofia e editor da Griot - Revista de Filosofia.Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, Filosofia da Educação, Filosofia Politica, e História da Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia Politica, Ética, Filosofia da Educação, História da Filosofia.
  • José Reinaldo F. Martins Filho, Instituto de Filosofia e Teologia Santa Cruz – ISC
    Mestrado em andamento em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás / UFG. Especialização em Docência do Ensino Superior, pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura (2012), e em Sociologia e Ensino de Sociologia, pelo Centro Universitário Claretiano (2012). Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Faculdade Católica de Anápolis (Programa de Extraordinário Aproveitamento - 2011). Graduação interrompida em Teologia (2010) pelo Instituto de Filosofia e Teologia Santa Cruz, donde possui o curso de bacharelado em Filosofia (2009). Membro colaborador do Círculo Latinoamericano de Fenomenologia (CLAFEN) e do Grupo VIVA VOX de pesquisa em filosofia clássica e contemporânea da Universidade Federal de Sergipe/UFS. Atua com pesquisas na área de Filosofia, com ênfase nos seguintes temas: Filosofia Contemporânea, Subjetividade e Intersubjetividade, Filosofia Alemã e Francesa, Ética, Fenomenologia, Ontologia e Metafísica. É músico e pesquisador das expressões musicais da liturgia cristã, sobretudo no que se refere: 1) à música na história bíblica do Antigo Testamento, 2) à música litúrgica ritual e 3) à música na religiosidade popular goiana. Também escreve sobre temas transversais - educação, psicoligia, espiritualidade, liturgia, sociologia e política - participando de antologias poéticas e literárias.

Zitationsvorschlag

VICENTE, José João Neves Barbosa; MARTINS FILHO, José Reinaldo F. Heidegger e o amor cristão. PARALELLUS Zeitschrift für Religionswissenschaften - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 1, n. 1, p. 97–114, 2012. DOI: 10.25247/paralellus.2010.v1n1.p97-114. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/126.. Acesso em: 23 nov. 2024.

Ähnliche Artikel

91-100 von 110

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.