A PERCEPÇÃO DO ESQUECIMENTO: UMA ANÁLISE SOBRE AS PERSPECTIVAS DE PAUL RICOEUR SOBRE A RELAÇÃO ENTRE ESQUECIMENTO E MEMÓRIA E SUA RELAÇÃO COM OS ESTUDOS DE RELIGIÃO

Autores

  • Elton Vinicius Sadao TADA UMESP

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2012.v3n6.p217-226

Palavras-chave:

Esquecimento, Memória, História, Religião, Filho Pródigo.

Resumo

Tomando por base as perspectivas de Paul Ricoeur no livro “A memória, a história e o esquecimento”, o presente artigo tem por objetivo fazer uma análise sobre a relação entre esquecimento e memória e sua relação com os estudos de religião. Sendo assim, partindo dos problemas do esquecimento serão analisadas as particularidades da memória, fazendo algumas aplicações experimentais no âmbito do estudo de religiões. E para melhor aplicação dos termos esquecimento e memória no âmbito da religião o presente artigo realiza ainda uma análise sobre a narrativa da parábola do Filho Pródigo. Finalizando, conclui-se a importância da interdisciplinaridade dentro dos estudos de religião, elevando a temática da religião em diálogo com as produções científicas mais vastas do mundo acadêmico contemporâneo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elton Vinicius Sadao TADA, UMESP
    Doutorando em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, mestre em Ciências da Religião pela mesma instituição, especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro de Ensino Superior de Maringá e graduado em Teologia pela mesma instituição. Bolsista da CAPES.

Downloads

Edição

Seção

TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT (artigos)

Como Citar

TADA, Elton Vinicius Sadao. A PERCEPÇÃO DO ESQUECIMENTO: UMA ANÁLISE SOBRE AS PERSPECTIVAS DE PAUL RICOEUR SOBRE A RELAÇÃO ENTRE ESQUECIMENTO E MEMÓRIA E SUA RELAÇÃO COM OS ESTUDOS DE RELIGIÃO. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 3, n. 6, p. 217–226, 2013. DOI: 10.25247/paralellus.2012.v3n6.p217-226. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/217.. Acesso em: 29 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 456

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.