ARTE DO MOVIMENTO E EXPRESSÃO NÃO VERBAL NO DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO

Autores

  • Rogério Costa MIGLIORINI UMESP

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2012.v3n6.p139-151

Palavras-chave:

Ecumenismo, Religiões, Fronteiras, Relacionamentos, Artes performáticas.

Resumo

Este trabalho discorre sobre a afinidade entre Arte do Movimento e expressão não verbal no diálogo inter-religioso, entendendo que esse diálogo, mais do que uma conversa verbal, é uma forma de entrar em relação com o próximo por meio de todos os recursos possíveis e imagináveis. Por conseguinte, acreditamos que, por meio de exercícios e vivências baseadas em trocas e relacionamentos não verbais intermediadas pelo movimento, seja plausível desenvolver a capacidade de enxergar, ouvir, tocar, bem como de se relacionar física, espacial, emocional e espiritualmente com o outro diferente, uma vez que pode esquecer todo o pensamento racional e argumentação lógica. Para embasar essa abordagem, associamos à força do movimento e a comunicação não verbal, reflexões de teólogos como Aloysius Pieris e Lieve Troch. Também recorremos aos pensamentos de Maurice Bejart e Rudolf Laban, o primeiro um coreógrafo francês que criou e dirigiu uma das maiores e mais importantes companhias de dança da atualidade, e o segundo, um artista e teórico do movimento morto em meados do século passado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rogério Costa MIGLIORINI, UMESP
    Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, especialista em Arte-terapia pelo Instituto Sedes Sapientiae e graduado em dança pela Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Edição

Seção

DOSSIÊ/DOSSIER (artigos/Articles)

Como Citar

MIGLIORINI, Rogério Costa. ARTE DO MOVIMENTO E EXPRESSÃO NÃO VERBAL NO DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 3, n. 6, p. 139–151, 2013. DOI: 10.25247/paralellus.2012.v3n6.p139-151. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/212.. Acesso em: 29 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 170

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.