ESTUDO COMPARADO COMO MÉTODO DE PESQUISA: OS RITOS DE INICIAÇÃO NAS RELIGIÕES MONOTEÍSTAS
Palavras-chave:
Fenomenologia. Circuncisão. Batismo. Shahada.Resumo
Este artigo busca apresentar a perspectiva do estudo comparado das religiões como método de pesquisa na área das ciências das religiões. Inicialmente ele se constituía como um método histórico comparativo e foi desenvolvendo-se como um caminho de abordagem dos fenômenos religiosos segundo a perspectiva eliadiana. Apresentamos no escopo do artigo uma amostragem de um estudo comparado sob a perspectiva fenomenológica, ressaltando os aspectos dos ritos de iniciação nas três religiões monoteístas: judaísmo, cristianismo (na vertente anglicana) e islamismo. Nosso objetivo é descrever os aspectos desse método de estudo das religiões e a nossa metodologia de investigação fundamenta-se no próprio estudo comparado, apoiado na teoria de Mircea Eliade e caracterizando-se como pesquisa descritiva, bibliográfica, com abordagem qualitativa. Nesse sentido, apresentamos como resultado os aspectos de semelhança e distinção presentes no processo iniciatório dessas vertentes religiosas, tratando respectivamente da circuncisão, batismo e shahada como ritos de iniciação de cada uma das religiões selecionadas.
Data de submissão: 29-09-2015. Aprovado em: outubro de 2016.
Downloads
Referências
Referências
AGNOLIN, Adone. História das religiões: perspectiva histórico-comparativa. São Paulo: Paulinas, 2013.
ASHERI, Michel. O judaísmo vivo: as tradições e as leis dos judeus praticantes. Trad. José Octávio de Aguiar Abreu. 2 ed. revisada. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1995.
BÍBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo: Paulus, 2002.
CAVALCANTI, Robinson. Anglicanismo: identidade, relevância, desafios. Recife: Edição do Autor, 2009.
CROATTO, José Severino. As linguagens da experiência religiosa: uma introdução à fenomenologia da religião. Trad. Carlos Maria Vásquez Gutiérrez. São Paulo: Paulinas, 2001.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. 24 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.
ELIADE, Mircea. Iniciaciones místicas. Version castellana de José Matías Díaz. Madri: Taurus, 1989.
_______, Mircea. Muerte e iniciaciones místicas. La Plata: Terramar, 2008.
_______, Mircea. Origens: história e sentido na religião. Lisboa: Edições 70, 1989.
_______, Mircea. Tratado de História das Religiões. Trad. Fernando Tomaz, Natália Nunes. 3ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
FILORAMO, Giovanni. Monoteísmos e dualismos: as religiões de salvação. Trad. Camila Kintzel. São Paulo: Hedra, 2005.
GAARDER, Jostein; HELLERN, Victor; NOTAKER, Henry. O Livro das religiões. Trad. Isa Mara Lando. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
GALINKIN, Ana Lúcia. Judaísmo e identidade judaica. In: Interações, Cultura e Comunidade. v. 3 n. 4. p. 87-98, 2008.
GENNEP, Arnold van. Os ritos de passagem: estudo sistemático dos ritos da porta e da soleira, da hospitalidade, da adoção, gravidez e parto, nascimento, infância, puberdade, iniciação, coroação, noivado, casamento, funerais, estações, etc.; Trad. Mariano Ferreira. Petrópolis: Vozes, 2011.
JOMIER, Jacques. Islamismo: história e doutrina. Trad. Luiz João Baraúna. 3ª Ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2002.
LIVRO DE ORAÇÃO COMUM BRASILEIRO. Diocese do Recife: Igreja Anglicana do Cone Sul da América. Brasil, 2008.
MAGALHÃES, Antonio; PORTELLA, Rodrigo. Expressões do Sagrado: reflexões sobre o fenômeno religioso. Aparecida, SP: Editora Santuário, 2008.
PADEN. Willian E.. Interpretando o sagrado: modos de conceber a religião. Trad. Ricardo Gouveia. São Paulo: Paulinas, 2001.
PILAGALLO, Oscar. O sagrado na história: islamismo. - São Paulo: Duetto, 2010.
SMITH, Wilfred Cantwell. La religion comparada: a donde y por que? In: ELIADE, Mircea; KITAGAWA, Joseph M. Metodologia de la historia de las religiones. Buenos Aires: Paidos Orientalia, 1986.
TERRIN, Aldo Natale. Introdução ao estudo comparado das religiões. Trad. Giuseppe Bertazzo. São Paulo: Paulinas, 2003.
_______, Aldo Natale. O rito: antropologia e fenomenologia da ritualidade. Trad. José Maria de Almeida. São Paulo: Paulus, 2004.
TURNER, Victor W. O processo ritual: estrutura e antiestrutura. Trad. Nancy Campi de Castro e Ricardo A. Rosenbush. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Paralellus implica a transferência, pelos autores, dos direitos de publicação eletrônica. Os direitos autorais para os artigos veiculados neste periódico são do autor; todavia, são da revista os direitos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão fazer uso dos mesmos resultados em outras publicações se indicarem, claramente, que a Paralellus foi o meio originalmente utilizado. Em decorrência do fato de ser a Paralellus uma revista de acesso público, é permitida a utilização gratuita dos artigos em aplicações educacionais e/ou científicas não comerciais, desde que respeitando-se a exigência de citação da fonte (Texto atualizado em 16-11-2020).