HENRI BERGSON: MÍSTICA E MÉTODO
Palavras-chave:
Intuição. Método. MísticaResumo
Esse artigo analisa a relação que Bergson estabelece entre a experiência mística e o seu método da intuição, explorando as consequências do reconhecimento do valor da mística para a pesquisa filosófica. Para tanto, apresentaremos a tese bergsonianade que a experiência mística prolonga a doutrina do élan vital na medida em que desvela o sentido da evolução, estabelecendo a relação entre criação e amor. Nossa pesquisa se insere no momento atual de renovação dos estudos sobre a última obra de Bergson As duas fontes da moral e da religião que, no presente texto, será analisada em sua relação com a outra obra clássica do autor, A evolução criadora. Dentre a fortuna crítica, apoiamo-nos naqueles comentadores que, de algum modo, tentaram esclarecer a relação entre esses dois livros, como é o caso de Frédéric Worms em seu livro Bergson ou os dois sentidos da vida. Esperamos, ao final do texto, ter deixado no leitor a impressão de que a obra de Bergson apresenta um esquema conceitual capaz de contribuir para o diálogo entre filosofia e religião e que desse diálogo advém a possibilidade de progresso da própria metafísica.
Data de submissão: 14-09-2015. Aprovado em: outubro de 2016.
Downloads
Referências
BELLOY, Camille de. Bergsonisme et christianisme. Les Deux Sources de la morale et de la religion au jugement des catholiques. IN Vrin | Revue des sciences philosophiques et théologique;2001/4 - TOME 85.
BERGSON, Henri. Ouevres. Textes annotés par André Robinet et introduction par Henri Gouhier. 6ª ed. Édition du centeraire. Paris: Presses Universitaires de France, 2001.
______. A energia espiritual. Trad. Rosemary Costhek Abílio. SP: WMF Martins Fontes, 2009.
______. L´evolution créatrice. 11ª ed; Paris: Quadrige/PUF, 2008.
______. Les deux sources de la morale et de la religion. 10. ed. Paris: Quadrige/PUF, 2008
_____. O pensamento e o movente; Tradução Bento Prado Neto. - São Paulo: Martins Fontes, 2006.
FENEUIL, Anthony. De l´immédiatement donné au “detour de l´expérience mystique. Remarques sur l´unité de la méthode intuitive chez Bergson. IN PHILÓSOPHOS, GOIÂNIA, V.17, N. 1, 32 P. 31-54, jan./jun. 2012.
TREVISAN, Murilo Rubens. O valor filosófico do misticismo. São João da cruz: aproximações bergsonianas. In Síntese, Belo Horizonte, v.30, n 96, 2003: 65-83.
WATERLOT, Ghislain (org.). Bergson et la religion. Nouvelles perspectives sur Les Deux Sources de la morale et de la religion. Paris: Puf, 2008
WORMS, Frédéric. Bergson ou os dois sentidos da vida. Trad. Aristóteles Angheben Predebon. São Paulo: editora Unifesp, 2010
______.(org.) Annales Bergsoniennes I Bergson dans le siècle. Paris: Puf, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Paralellus implica a transferência, pelos autores, dos direitos de publicação eletrônica. Os direitos autorais para os artigos veiculados neste periódico são do autor; todavia, são da revista os direitos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão fazer uso dos mesmos resultados em outras publicações se indicarem, claramente, que a Paralellus foi o meio originalmente utilizado. Em decorrência do fato de ser a Paralellus uma revista de acesso público, é permitida a utilização gratuita dos artigos em aplicações educacionais e/ou científicas não comerciais, desde que respeitando-se a exigência de citação da fonte (Texto atualizado em 16-11-2020).