SANTIDADE E CARISMA: A LEGITIMIDADE RELIGIOSA POSTA À PROVA E O CONDICIONAMENTO DA DEVOÇÃO NO CASO DE “SANTA DICA” EM GOIÁS (1923-1925) "Holiness and Charisma: the tested religious legitimacy and the imposition of conditions about the devotion..."

Autores/as

  • Robson Rodrigues Gomes Filho Doutorando em História pela Universidade Federal Fluminense. Professor da Universidade Estadual de Goiás, Campus Morrinhos.

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2015.v6n12.pp.%20139-158

Palabras clave:

Liderança Carismática. Santidade. Legitimidade. Mulher. Religiosidade. Charismatic Leadership. Holiness. Legitimacy. Woman.

Resumen

As discussões sobre conceitos como “santo” e “santidade” estão permeadas de debates e diversidades interpretativas inerentes ao campo de pesquisa das ciências humanas em geral. No caso específico dos referidos conceitos, a variação e ressignificação constante pela qual cada sociedade (especialmente sociedades cristãs) passa ao longo dos processos e períodos históricos, torna ainda mais difícil uma definição que se julgue precisa sobre o significado do “ser santo”. Entretanto, alguns conceitos advindos das ciências sociais, como o caso do conceito de carisma, podem nos ser úteis para pensarmos casos específicos em que a santidade por si só não parece dar conta. Este é o caso do objeto que propomos analisar no presente artigo. Trata-se de uma jovem que liderou o mais conhecido movimento de caráter messiânico do estado de Goiás. Benedita Cipriano Gomes, conhecida por “Santa Dica”, curava, abençoava, crismava e casava seus seguidores, tudo à revelia de qualquer controle ou permissão da Igreja Católica. Mais ainda, a taumaturga transcendia a esfera meramente religiosa levando ao seu reduto princípio básicos da partilha de terras e bens, bem como de novas regras para as relações de trabalho. Nosso artigo, portanto, versa sobre uma análise das condições de santidade e carisma de “Santa Dica”, refletindo de que maneira tais conceitos, mais complementares do que similares, podem ser úteis para a análise de determinados objetos religiosos, especialmente em se tratando de uma liderança feminina alheia à autoridade e legitimidade da Igreja Católica.

Palavras-chave: Liderança Carismática. Santidade. Legitimidade. Mulher. Religiosidade.

Abstract

Discussions on concepts such as "holy" and "holiness" are permeated discussions and interpretative diversity inherent in the research field of the humanities in general. In the specific case of those referred concepts, the variation and the constant reframing in which each society (especially Christian societies) passes over the processes and historical periods, makes more difficult a specific definition about the meaning of "being saint". However, some concepts arising from the social sciences, as the case of charisma concept, can be useful to think in specific cases where the sanctity alone does not seem to be enough. This is the case of the object we propose to analyze in this article. It is about a young woman who led the most important messianic character movement of Goiás state. Benedicta Cipriano Gomes, known as "Saint Dica", healed, blessed and married his followers, all in absentia of any control or permission of the Catholic Church. Moreover, the saint transcended the merely religious sphere leading to its basic principle stronghold of sharing of the land and property, as well as new rules for labor relations. Our article, therefore, deals with an analysis of the conditions of holiness and charisma of "Saint Dica", reflecting how such concepts, more complementary than similar, may be useful for the analysis of certain religious objects, especially when it comes to a woman who lead others against to the authority and legitimacy of the Catholic Church and the State.

Keywords: Charismatic Leadership. Holiness. Legitimacy. Woman.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Robson Rodrigues Gomes Filho, Doutorando em História pela Universidade Federal Fluminense. Professor da Universidade Estadual de Goiás, Campus Morrinhos.

    Doutorando em História pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em História pela Universidade Federal de Ouro Preto; Graduação em História pela Universidade Estadual de Goiás. Professor do Curso de História da Universidade Estadual de Goiás (Campus Morrinhos).

Referencias

AUGÉ, Marc. “Puro/Impuro”. In: ROMANO, R. (Dir.). Enciclopédia Eunaudi. 1994, v. 30, p. 55-73.

BRITO, Eleonora Zicari Costa de. A construção de uma marginalidade através do discurso e da imagem: Santa Dica e a corte dos anjos em Goiás – 1923-1925. Dissertação de (Mestrado) – Universidade de Brasília, 1992.

CERTEAU, Michel de. Uma variante: a edificação hagiográfica. In: ______. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense, 1982.

GOMES FILHO, Robson. O movimento messiânico de “santa Dica” e a Ordem Redentorista em Goiás (1923-1925). 2012. 181 f. Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2012.

______. Carisma e dominação carismática: perspectivas teórico-metodológicas do conceito weberiano de carisma e sua efetivação histórica nos estudos de religião. Revista Expedições: Teoria da História & Historiografia. v. 5, n.1, jan./jul. de 2014a.

______. Entre a loucura e o demoníaco: o discurso contra o espiritismo nas linhas do jornal Santuário da Trindade em Goiás na década de 1920. Revista de História Regional. v. 19, n. 1, 2014b.

______. Santa Dica: o germinar de um movimento messiânico (1923-1925). Revista de História da UEG. Anápolis, v. 3, n. 2, jul./dez. de 2014.

______. Da “Terra sem Mal” ao “Paraíso Perdido”: Perspectivas teórico-metodológicas acerca do messianismo/milenarismo. Revista Expedições: Teoria da História & Historiografia. v. 4, n. 1, jan./jul. de 2013.

MATA, Sérgio da. Chão de Deus: catolicismo popular, espaço e proto-urbanização em Minas Gerais, Brasil. Séculos XVIII-XIX. Berlin: Wiss. Verl, 2002.

MOURA, Antônio José de. Sete Léguas de Paraíso. São Paulo: Global, 1989.

MONTEIRO, Filipe Pinto. “Messianismo, milenarismo e catolicismo (popular) no discurso intelectual das ciências humanas e sociais: apontamentos preliminares para uma questão conceitual”. Revista de Teoria da História, Goiânia, ano 2, n. 4, dez. de 2010.

REZENDE, Waldettes Aparecida. Santa Dica: História e Encantamentos. Lagolândia: Ativa, 2009.

SANTOS, Leila Borges Dias. Ética da Súplica: catolicismo em Goiás no final do século XIX. Goiânia: Ed. da UCG, 2008.

SANTOS, Maria de Lourdes dos. As múltiplas faces de uma santidade: reflexões sobre a trajetória do conceito de “ser santo”. Estudos Históricos. Franca, v. 7, n. 1, p. 27-39, 2000.

VASCONCELLOS, Lauro de. Santa Dica: Encantamento do Mundo ou Coisa do Povo. Goiânia: CEGRAF/UFG, 1991.

VAUCHEZ, André. “Santidade”. In: Enciclopedia Einaudi. Lisboa: Casa da Moeda/Imprensa Nacional; Mythos/Logos, v. 12, 1987.

WEBER, Max. Economia e Sociedade: Fundamentos da sociologia compreensiva. 4. ed. Brasília: UnB. 2009. V. I

FONTES CONSULTADAS

PROCESSO 651, maço 9. Cartório de Crime de Pirenópolis (GO). 1925.

JORNAL SANTUÁRIO DA TRINDADE. Campininha das Flores (GO). 1922-1925. Coleção Convento Santo Afonso (Goiânia – GO).

JORNAL O PHANAL. Trindade (GO). 1925. Arquivo do Instituto de Pesquisa Histórica do Brasil Central (Goiânia – GO).

Publicado

2015-08-21

Número

Sección

DOSSIÊ/DOSSIER (artigos/Articles)

Cómo citar

GOMES FILHO, Robson Rodrigues. SANTIDADE E CARISMA: A LEGITIMIDADE RELIGIOSA POSTA À PROVA E O CONDICIONAMENTO DA DEVOÇÃO NO CASO DE “SANTA DICA” EM GOIÁS (1923-1925) "Holiness and Charisma: the tested religious legitimacy and the imposition of conditions about the devotion...". PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 6, n. 12, p. 139–158, 2015. DOI: 10.25247/paralellus.2015.v6n12.pp. 139-158. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/576.. Acesso em: 17 may. 2024.

Artículos similares

1-10 de 73

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.