O HOMOOUSIOS E A EUSEBIA TRINITÁRIA
RELEITURA TEOLÓGICA E EXISTENCIAL DO LEGADO DE NICEIA
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2025.v16n39.p359-384Palavras-chave:
Trindade, Homoousios, Eusebia, Ética Cristã, Concílio de NicéiaResumo
A celebração dos 1700 anos do Concílio de Nicéia (325-2025) oferece uma oportunidade singular para revisitar a relevância teológica, bíblica e pastoral da fé nicena. Mais que um marco histórico de enfrentamento à heresia ariana, Nicea representa o ponto decisivo na formulação dogmática da Trindade e na consolidação da identidade cristã. O artigo desenvolve uma abordagem integrada que combina a análise dogmática do homoousios na tradição trinitária, a leitura bíblica que evidencia a fé nicena como expressão da eusebeia das Escrituras vivida na comunidade, e a reflexão eético-moral que atualiza o dogma como fundamento da vida cristã, da comunidade, e a reflexão ético-moral que atualiza o dogma como fundamento da vida cristã, da comunhão e da missão eclesial. Metodologicamente, articula-se a análise histórica e patr´ística, a exegese bíblica e a sistematização teológica em diálogo com a dimensão ético-pastoral. A pesquisa evidencia que a fé trinit´ária não se limita a uma formulação doutrinal, mas constitui matriz existencial, eclesial e pastoral, convocando a Igreja a viver e testemunhar a comunhão que brota do mistério de Deus.
Downloads
Referências
ABADÍAS, David. Breve História dos Concílios Ecumênicos. Petrópolis: Vozes, 2019.
ALMEIDA, André Luiz Boccato de. Ética cristã e o fenômeno da extrema direita católica. Uma reflexão teológica sobre a violência simbólico-religiosa no contexto brasileiro. In: SOUZA, Ney de (org.). Extrema direita católica? História, teologia, liturgia. Curitiba: CRV, 2025, p. 217-231.
ANATOLIOS, Khaled. Nicea en perspectiva trinitária. Desarrollos. Sentido. Legado. Salamanca: Ediciones Sigueme, 2023.
CARDEDAL, Olegario Gonzálex. Cristologia. Petrópolis: Vozes, 2022.
COMISSÃO TEOLÓGICA INTERNACIONAL. Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador. 1.700.º aniversário do Concílio Ecuménico de Nicéia (325-2025). Prior Velho: Paulinas, 2025.
DIECHL, Rafael de Mesquita. História dos Concílios Ecumênicos. Curitiba: Editora Intersaberes, 2019.
DUPUIS, Jacques. Introdução à Cristologia. São Paulo: Loyola, 1999 (Introdução às Disciplinas Teológicas).
FERNÁNDEZ, Aurelio. Teología dogmática I. Introducción a la teologia. Cristología. La Trinidad. Pneumatología. Mariología. Madrid: BAC, 2012.
HALÍK, Tomás. O entardecer do cristianismo. A coragem de mudar. Petrópolis: Vozes, 2023.
HÄRING, Bernhard. A lei de Cristo. Teologia moral. Vol. I. Moral Geral. São Paulo: Herder, 1960.
KANNENGIESSER, Charles. Niceia I. In: LACOSTE, Jean-Yves. Dicionário Crítico de Teologia. São Paulo: Loyola, 2004, p. 1250-1252.
KEHL, Merdard. Contempló Dios toda su obra y estaba muy bien. Una teologia de la criacíon. Barcelona: Biblioteca Heder, 2009.
LELOUP, Jean-Yves. O paradoxo cristão. Ser humano, ser divino. Petrópolis: Vozes, 2023.
MARION, Jean-Luc. O visível e o revelado. São Paulo: Loyola, 2010.
MOLTMANN, J. Theology of Hope. Minneapolis: Fortress Press, 1993.
MATEO-SECO, Dios Uno y Trino. Pamplona: Eunsa, 1998.
SESBOÜÉ, Bernard. Cristo/Cristologia. In: LACOSTE, Jean-Yves. Dicionário Crítico de Teologia. São Paulo: Loyola, 2004, p. 480-491.
SOBRINO, Jon. Jesus na América Latina. São Paulo: Loyola, 1985.
WHITEFIELD, Jake. El Concilio de Nicea. El desarrollo del credo de Nicene. Explorando Los Fundamentos De La Teología Y La Doctrina Cristinas. Orlando, 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Donizete José Xavier, André L. Boccato de Almeida, Boris Agostin Nef Ulloa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Paralellus implica a transferência, pelos autores, dos direitos de publicação eletrônica. Os direitos autorais para os artigos veiculados neste periódico são do autor; todavia, são da revista os direitos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão fazer uso dos mesmos resultados em outras publicações se indicarem, claramente, que a Paralellus foi o meio originalmente utilizado. Em decorrência do fato de ser a Paralellus uma revista de acesso público, é permitida a utilização gratuita dos artigos em aplicações educacionais e/ou científicas não comerciais, desde que respeitando-se a exigência de citação da fonte (Texto atualizado em 16-11-2020).

















