ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS INDÍGENAS EM PERNAMBUCO

DAS VIVÊNCIAS ÀS CONQUISTAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2023.v14n35.p457-473

Palavras-chave:

Povos indígenas, Educação, Ensino religioso, Interculturalidade

Resumo

O estudo objetiva conhecer as lutas e as resistências cravadas nos territórios indígenas em Pernambuco. Para tanto, reflete-se acerca das tradições religiosas, contrárias à herança colonial, vivências e conquistas de natureza pedagógica nas escolas indígenas, envoltas na promoção da educação específica, diferenciada e intercultural, em suas interfaces com o Ensino Religioso. Atualmente, em Pernambuco, habitam na região do Agreste e na do Semi-árido os povos indígenas de Atikum, Entre Serras Pankararu, Fulni-ô, Kambiwá, Kapinawá, Pankarará, Pankararu, Parankarau Opará, Pankaiwka, Pipipã de Kambixuru, Pipipã Terra e Água, Tuxí, Tuxá, Truká, Xukuru de Cimbres e Xukuru do Ororubá. A abordagem apresentada direciona-se ao estudo sobre o componente curricular do Ensino Religioso nas escolas indígenas, à luz do Currículo Oficial, articulado com os Eixos Temáticos da Educação Escolar Indígena de Pernambuco, considerando o ensino diferenciado e específico, que fundamentam os eixos temáticos e embasam a construção de metodologias fundamentadas na perspectiva da interculturalidade. Por fim, analisa-se a relevância da tradição religiosa indígena e da espiritualidade dentro do espaço escolar, apreciadas enquanto categorias êmicas, em contextos de fortalecimento identitário, articuladas com os projetos societários de cada povo.

 

 

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Biografia do Autor

  • Wellcherline Miranda Lima, Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE)

    Doutora e Mestra em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Especialista em Ensino de História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), especialista em História e Cultura dos Povos Indígenas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é chefe de unidade pela Superintendência de Política Educacional Indígena, na Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco.

  • Evanilson Alves de Sá, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

    Doutorando em Ciências da Religião na Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP. Mestre em Educação e Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Bacharel em Direito - UNIAESO - Centro Universitário AESO-Barros Melo; Advogado.

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Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

DOSSIÊ/DOSSIER (artigos/Articles)

Como Citar

LIMA, Wellcherline Miranda; SÁ, Evanilson Alves de. ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS INDÍGENAS EM PERNAMBUCO: DAS VIVÊNCIAS ÀS CONQUISTAS. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 14, n. 35, p. 457–473, 2023. DOI: 10.25247/paralellus.2023.v14n35.p457-473. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/2435.. Acesso em: 25 dez. 2024.

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