IGREJA DOS POBRES E CRISTIANISMO DA LIBERTAÇÃO NO NORDESTE: EXPRESSÕES ONTEM E HOJE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2020.v11n28.p321-327

Palavras-chave:

Ciências da Religião, História, Educação, Sociologia, Psicologia

Resumo

A relação da Igreja Católica com a sociedade sempre foi muito evidente, tanto no sentido de sofrer as influências advindas da moldura social, quanto procurando estabelecer os contornos dessa moldura. Na América Latina, a história dessa relação guarda um capítulo emblemático: a experiência da “igreja dos pobres”, que ganhou impulso após a Conferência de Medellín (1968). Um importante desdobramento da “igreja dos pobres” foi a experiência do Regional Nordeste II, da CNBB, que, tendo Dom Helder Camara como figura mais expressiva, foi capaz de vivenciar uma prática eclesial preocupada em reconfigurar a injusta moldura que contornava a sociedade na segunda metade do século XX. No mundo de hoje, em um contexto de fortes mudanças culturais e religiosas, reconhecidas nas formas de expressão da fé, de pluralismo religioso, de desinstitucionalização das religiões, de vivências individualizadas da religião, de bricolagem de crenças e de uma religiosidade secularizada, o que ainda ressoa, daquela experiência, na igreja e na sociedade? O dossiê receberá estudos e pesquisas que enfoquem a herança desse modo de ser igreja e como podem ser evidenciadas suas contribuições à esfera pública na sociedade contemporânea.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Flávio Lyra de Andrade, Universidade Federal da Paraíba, UFPB
    Doutor em Sociologia (UFPB), mestre em Sociologia (UFPE) e licenciado em História (UNICAP). Cursou Teologia Pastoral no DEPA/CENEPAL - CNBB NE2. Educador popular com atuação profissional, pesquisa e militancia junto a movimentos sociais (educação popular, sociologia política, religião, questão agrária).
  • José Afonso Chaves, Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP
    Doutor em Sociologia (2010) e Mestre em Ciência Política (2002) pela Universidade Federal de Pernambuco. Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (1998). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da UNICAP (Mestrado e Doutorado, nível 4). Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Transdisciplinares em História Social.

Downloads

Publicado

2020-12-28

Como Citar

ANDRADE, Flávio Lyra de; CHAVES, José Afonso. IGREJA DOS POBRES E CRISTIANISMO DA LIBERTAÇÃO NO NORDESTE: EXPRESSÕES ONTEM E HOJE. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 11, n. 28, p. 321–327, 2020. DOI: 10.25247/paralellus.2020.v11n28.p321-327. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/1854.. Acesso em: 27 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 472

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.