CENAP: UMA CONCEPÇÃO E UMA EXPERIÊNCIA DE FAZER EDUCAÇÃO/FORMAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2020.v11n28.p347-373

Palavras-chave:

Educação, Formação de educadores, Paulo Freire, Movimentos Sociais, Arte Educação

Resumo

Este artigo apresenta a construção teórico-metodológica-experiencial de um coletivo de formadores/as no Nordeste brasileiro. A reflexão empreendida focalizou a questão metodológica da formação de educadores/as, tomando como fonte principal o pensamento de Paulo Freire em diálogo com outras fontes, destacadamente o paradigma da Complexidade-Transdisciplinaridade, o pensamento do ecofeminismo e a abordagem da Arte-Educação, reconstruindo conceitualmente categorias-chave do pensar-fazer educação/formação.

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Biografia do Autor

  • Álvaro Luiz Pantoja Leite, s/ instituição (autônomo)

    Professor, formador, pedagogo social e arte educador. Trabalhou 30 anos no campo da Educação Popular no Nordeste do Brasil. Foi membro do Coletivo de Formadores/as do CENAP de 1999 a 2005. Licenciado (Licenciatura Plena) em Filosofia pela FNSM-S.Paulo, 1974, diploma reconhecido pela Universidade de São Paulo (USP). Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Porto-Portugal (FPCE-UP), 2013 - diploma reconhecido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Desde 2010 ministra o curso Aprendizagem Criativa no programa de formação contínua da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

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Publicado

2020-12-28

Edição

Seção

DOSSIÊ/DOSSIER (artigos/Articles)

Como Citar

PANTOJA LEITE, Álvaro Luiz. CENAP: UMA CONCEPÇÃO E UMA EXPERIÊNCIA DE FAZER EDUCAÇÃO/FORMAÇÃO. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 11, n. 28, p. 347–373, 2020. DOI: 10.25247/paralellus.2020.v11n28.p347-373. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/1817.. Acesso em: 19 nov. 2024.

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