EDUCAÇÃO COMO MISSÃO
A CONSTRUÇÃO DE UM CAMPO DE DOMINAÇÃO CATÓLICA A PARTIR DO COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE CARUARU NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2022.v13n33.p435-458Parole chiave:
Estado, Igreja, Modelos eclesiais, Poder, Movimentos de ResistênciaAbstract
O presente trabalho se empenha em demonstrar como se deu a construção de um habitus católico em Caruaru a partir da fundação da primeira escola confessional do agreste pernambucano, sob a iniciativa de uma estratégia de articulação política do Cônego Osvaldo Brasileiro quando, em 1920, alinhado ao projeto de difusão e fortalecimento do cristianismo católico promovido por Dom Sebastião Leme, solicita às Irmãs Beneditinas Missionárias de Tutzing a fundação de uma escola confessional e consequentemente contribui para desenvolver um campo de dominação cristão católico romanizado entre os caruaruenses, na primeira metade do século XX, por meio do processo pedagógico.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ANDRADE, Péricles. AGÊNCIA E ESTRUTURA: O conhecimento praxiológico em Pierre Bourdieu. Estudos de Sociologia, Rev do Progr. de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE, v. 12. n. 2, p. 97-118.
ANDRADE, Péricles. Agência e Estrutura: o conhecimento praxiológico em Pierre Bourdieu. Estudos de Sociologia, Rev do Progr. de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE, v. 12. n. 2, p. 97-118.
AZZI, Riolando. DO BOM JESUS SOFREDOR AO CRISTO LIBERTADOR: Um aspecto da evolução da Teologia e da Espiritualidade católica no Brasil. Persp. Teol. 18 (1986) 215-233.
AZZI, Riolando; KLAUS, van de Grijp. História da Igreja no Brasil: ensaios de interpretações a partir do povo: tomo II/3-2: terceira época: 1930 – 1964. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
BORBA; Fernanda Matos de. Confessionalidade Na Escola: A Relação Entre Religião E Educação No Projeto Educativo Da Rede Marista. Dissertação (Mestrado) – Escola Superior de Teologia. Programa de Pós-Graduação. Mestrado em Teologia: São Leopoldo, 2014.
BOURDIEU, Pierre. A Economia das Trocas Simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007.
BOURDIEU, Pierre. Coisas Ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004.
BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Ed. Brasiliense, 1989.
CERTEAU, Michel. A escrita da história. Rio de Janeiro, RJ: Forense, 2001
CERTEAU, Michel. A Invenção do Cotidiano. Petrópolis, RJ: Vozes, 1990.
CHARTIER, Roger. Pierre Bourdieu e a história. Publicado na revista Theory, Culture and Society, vol. 4, nos 2-3, junho de 1987.
CHERQUES, Hermano Roberto Thiry -. Pierre Bourdieu: a teoria na prática. Rio de Janeiro 40(1):27-55, Jan./Fev. 2006.
CINTRA, Sebastião Leme da Silveira. A Carta Pastoral de S. Em. Sr. Cardeal D. Leme quando Arcebispo de Olinda, saudando os seus diocesanos. Vozes, Petrópolis, s/d (a original é de 16 de julho de 1916). http://institutogratia.org/carta-pastoral-de-1916-cardeal-leme/ Acessado em: 10-06-2022.
DALLABRIDA, Norberto. A reforma Francisco Campos e a modernização nacionalizada do ensino secundário. Educação, vol. 32, num. 2, mayo-agosto, 2009, pp. 185 – 191.
FERNANDES, Silvia Aparecida de Sousa; PIANTKOSKI, Marcelo Adriano. A organização escolar no Brasil e a instalação de escolas católicas no início do Século XX. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 22-34, jul./dez. 2010.
FERREIRA Jr. Amarillo. História da Educação Brasileira: da colônia ao século XX. São Carlos: EduFSCar, 2010.
FREIRE, Silvia Helena de sá Leitão Morais. A cultura escolar no Colégio Nossa Senhora das Vitórias em Assú/RN (1927-1947). Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação. Natal, 2019.
NUNES, Clarice. História da educação brasileira: novas abordagens de velhos objetos. Teoria & Educação. n.6, 1992. p.151-182.
OLIVEIRA, Amauri. Bourdieu, Chartier e os Diálogos entre a Sociologia e a História. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais Vol. 5 Nº 9, Julho de 2013.
PACHECO; Alexandre. As implicações do conceito de representação em Roger Chartier com as noções de habitus e campo em Pierre Bourdieu. ANPUH – XXIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – Londrina, 2005.
SILVA, Robson de Oliveira. Colégio Interno Confessional Na Primeira República: Um Estudo De Caso No Brejo Paraibano. II Congresso Nacional de Educação (CONEDU). https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/15611 ISSN: 2358-8829. Acessado em: 10-06-2022.
VASCONCELOS,Francisco Antonio de. Notas Sobre A Liderança De Dom Sebastião Leme No Brasil. Revista Eletrônica de Teologia e Ciências das Religiões. ISSN: 2358 – 3037, 2021.
ARQUIVOS PESQUISADOS
Arquivos da Diocese de Caruaru, Pernambuco.
Entrevista: Irmã Iluminata, Rádio Cultura. Arquivos Do Colégio Sagrado Coração, 1970.
Periódico: O FAROL, Arquivos Do Colégio Sagrado Coração.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Luiz Carlos Luz Marques, José William Lopes Torres
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
A submissão de originais para a Paralellus implica a transferência, pelos autores, dos direitos de publicação eletrônica. Os direitos autorais para os artigos veiculados neste periódico são do autor; todavia, são da revista os direitos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão fazer uso dos mesmos resultados em outras publicações se indicarem, claramente, que a Paralellus foi o meio originalmente utilizado. Em decorrência do fato de ser a Paralellus uma revista de acesso público, é permitida a utilização gratuita dos artigos em aplicações educacionais e/ou científicas não comerciais, desde que respeitando-se a exigência de citação da fonte (Texto atualizado em 16-11-2020).