EDUCAÇÃO COMO MISSÃO

A CONSTRUÇÃO DE UM CAMPO DE DOMINAÇÃO CATÓLICA A PARTIR DO COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE CARUARU NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2022.v13n33.p435-458

Schlagwörter:

Estado, Igreja, Modelos eclesiais, Poder, Movimentos de Resistência

Abstract

O presente trabalho se empenha em demonstrar como se deu a construção de um habitus católico em Caruaru a partir da fundação da primeira escola confessional do agreste pernambucano, sob a iniciativa de uma estratégia de articulação política do Cônego Osvaldo Brasileiro quando, em 1920, alinhado ao projeto de difusão e fortalecimento do cristianismo católico promovido por Dom Sebastião Leme, solicita às Irmãs Beneditinas Missionárias de Tutzing a fundação de uma escola confessional e consequentemente contribui para desenvolver um campo de dominação cristão católico romanizado entre os caruaruenses, na primeira metade do século XX, por meio do processo pedagógico.

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Autor/innen-Biografien

  • Luiz Carlos Luz Marques, Universidade Católica de Pernambuco/UNICAP, Brasil

    Doutor em História das Religiões pela Università degli Studi, Bologna (1998). Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1980). Professor Assistente IV da Universidade Católica de Pernambuco.

  • José William Lopes Torres, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

    Doutorando em Ciências da Religião pela, Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP (2018-). Mestre em Ciências da Religião também pela UNICAP (2016). Licenciado em História, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru, FAFICA (2011).

Literaturhinweise

ANDRADE, Péricles. AGÊNCIA E ESTRUTURA: O conhecimento praxiológico em Pierre Bourdieu. Estudos de Sociologia, Rev do Progr. de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE, v. 12. n. 2, p. 97-118.

ANDRADE, Péricles. Agência e Estrutura: o conhecimento praxiológico em Pierre Bourdieu. Estudos de Sociologia, Rev do Progr. de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE, v. 12. n. 2, p. 97-118.

AZZI, Riolando. DO BOM JESUS SOFREDOR AO CRISTO LIBERTADOR: Um aspecto da evolução da Teologia e da Espiritualidade católica no Brasil. Persp. Teol. 18 (1986) 215-233.

AZZI, Riolando; KLAUS, van de Grijp. História da Igreja no Brasil: ensaios de interpretações a partir do povo: tomo II/3-2: terceira época: 1930 – 1964. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

BORBA; Fernanda Matos de. Confessionalidade Na Escola: A Relação Entre Religião E Educação No Projeto Educativo Da Rede Marista. Dissertação (Mestrado) – Escola Superior de Teologia. Programa de Pós-Graduação. Mestrado em Teologia: São Leopoldo, 2014.

BOURDIEU, Pierre. A Economia das Trocas Simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007.

BOURDIEU, Pierre. Coisas Ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004.

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Ed. Brasiliense, 1989.

CERTEAU, Michel. A escrita da história. Rio de Janeiro, RJ: Forense, 2001

CERTEAU, Michel. A Invenção do Cotidiano. Petrópolis, RJ: Vozes, 1990.

CHARTIER, Roger. Pierre Bourdieu e a história. Publicado na revista Theory, Culture and Society, vol. 4, nos 2-3, junho de 1987.

CHERQUES, Hermano Roberto Thiry -. Pierre Bourdieu: a teoria na prática. Rio de Janeiro 40(1):27-55, Jan./Fev. 2006.

CINTRA, Sebastião Leme da Silveira. A Carta Pastoral de S. Em. Sr. Cardeal D. Leme quando Arcebispo de Olinda, saudando os seus diocesanos. Vozes, Petrópolis, s/d (a original é de 16 de julho de 1916). http://institutogratia.org/carta-pastoral-de-1916-cardeal-leme/ Acessado em: 10-06-2022.

DALLABRIDA, Norberto. A reforma Francisco Campos e a modernização nacionalizada do ensino secundário. Educação, vol. 32, num. 2, mayo-agosto, 2009, pp. 185 – 191.

FERNANDES, Silvia Aparecida de Sousa; PIANTKOSKI, Marcelo Adriano. A organização escolar no Brasil e a instalação de escolas católicas no início do Século XX. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 22-34, jul./dez. 2010.

FERREIRA Jr. Amarillo. História da Educação Brasileira: da colônia ao século XX. São Carlos: EduFSCar, 2010.

FREIRE, Silvia Helena de sá Leitão Morais. A cultura escolar no Colégio Nossa Senhora das Vitórias em Assú/RN (1927-1947). Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação. Natal, 2019.

NUNES, Clarice. História da educação brasileira: novas abordagens de velhos objetos. Teoria & Educação. n.6, 1992. p.151-182.

OLIVEIRA, Amauri. Bourdieu, Chartier e os Diálogos entre a Sociologia e a História. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais Vol. 5 Nº 9, Julho de 2013.

PACHECO; Alexandre. As implicações do conceito de representação em Roger Chartier com as noções de habitus e campo em Pierre Bourdieu. ANPUH – XXIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – Londrina, 2005.

SILVA, Robson de Oliveira. Colégio Interno Confessional Na Primeira República: Um Estudo De Caso No Brejo Paraibano. II Congresso Nacional de Educação (CONEDU). https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/15611 ISSN: 2358-8829. Acessado em: 10-06-2022.

VASCONCELOS,Francisco Antonio de. Notas Sobre A Liderança De Dom Sebastião Leme No Brasil. Revista Eletrônica de Teologia e Ciências das Religiões. ISSN: 2358 – 3037, 2021.

ARQUIVOS PESQUISADOS

Arquivos da Diocese de Caruaru, Pernambuco.

Entrevista: Irmã Iluminata, Rádio Cultura. Arquivos Do Colégio Sagrado Coração, 1970.

Periódico: O FAROL, Arquivos Do Colégio Sagrado Coração.

Veröffentlicht

2022-12-30

Ausgabe

Rubrik

TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT (artigos)

Zitationsvorschlag

LUZ MARQUES, Luiz Carlos; LOPES TORRES, José William. EDUCAÇÃO COMO MISSÃO: A CONSTRUÇÃO DE UM CAMPO DE DOMINAÇÃO CATÓLICA A PARTIR DO COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE CARUARU NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX. PARALELLUS Zeitschrift für Religionswissenschaften - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 13, n. 33, p. 435–458, 2022. DOI: 10.25247/paralellus.2022.v13n33.p435-458. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/2275.. Acesso em: 22 nov. 2024.

Ähnliche Artikel

1-10 von 408

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.