LAICIDADE E ENSINO RELIGIOSO: PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA

Autores

  • Wellcherline Mirand LIMA UNICAP

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2012.v3n5.p121-131

Palavras-chave:

Estado laico, Diversidade religiosa, Escola pública.

Resumo

O artigo introduz ao percurso entre os limites e as possibilidades da laicidade na garantia do espaço livre do proselitismo religioso nas instituições públicas e na inibição da religiosidade do sujeito de forma expressiva no Ensino Religioso inserido no espaço escolar, dentro do contexto da educação brasileira. É apresentado com panorama histórico da legislação e qual foi significativo para assegurar a diversidade religiosa de crenças e a liberdade de consciência e, por sua vez, para a construção da cidadania.

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Biografia do Autor

  • Wellcherline Mirand LIMA, UNICAP
    Mestranda em Ciências da Religião na Universidade Católica de Pernambuco, especialista em Ensino de História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco graduada em História pela UNICAP e Ciências Biológicas Universidade Federal de Pernambuco. Técnica-pedagógica da Gerência de Políticas Educacionais em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania, da Secretaria de Educação de Pernambuco.

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Edição

Seção

TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT (artigos)

Como Citar

LIMA, Wellcherline Mirand. LAICIDADE E ENSINO RELIGIOSO: PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 3, n. 5, p. 121–131, 2013. DOI: 10.25247/paralellus.2012.v3n5.p121-131. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/210.. Acesso em: 26 nov. 2024.

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