E HAJA DEUS: CAPITALISMO, RELIGIÃO E A CRIAÇÃO DO INDIVÍDUO CONQUISTADOR NA SOCIEDADE DE HIPERCONSUMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2020.v11n26.p113-129

Palavras-chave:

Comunicação, Religião, Capitalismo, Consumo, Performance.

Resumo

Neste artigo propomos, por meio de revisão bibliográfica, uma reflexão teórica sobre as transformações do capitalismo e a maneira como a ética protestante incorporou o espírito capitalista na sociedade de hiperconsumo. Constatamos que na contemporaneidade a vida cotidiana é convertida em uma aventura competitiva onde o apelo a autonomia e ao governo de si são competências essenciais para se obter sucesso. Isso dá origem à figura do indivíduo conquistador e seu correlato, o indivíduo incerto. É nesta lacuna entre o ser e o desejo ser que a religião atua.

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Biografia do Autor

  • Ronivaldo Moreira de Souza, Universidade Paulista, UNIP
    Doutor em Comunicação Social, mestre em Ciências da Religião. Pós-doutorando em Comunicação. Pesquisador da intersecção entre mídia, religião e consumo. E-mail: ronivaldomds@gmail.com.

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Publicado

2020-04-29

Edição

Seção

TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT (artigos)

Como Citar

SOUZA, Ronivaldo Moreira de. E HAJA DEUS: CAPITALISMO, RELIGIÃO E A CRIAÇÃO DO INDIVÍDUO CONQUISTADOR NA SOCIEDADE DE HIPERCONSUMO. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 11, n. 26, p. 113–129, 2020. DOI: 10.25247/paralellus.2020.v11n26.p113-129. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/1552.. Acesso em: 23 dez. 2024.

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