SABERES DOCENTES: REFERENCIAL PARA ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Sergio Rogério Azevedo Junqueira Instituto de Pesquisa e Formação Educação e Religião (IPFER) http://orcid.org/0000-0003-2168-1186
  • Rodrigo Santos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2019.v10n24.p295-323

Palavras-chave:

Ensino Religioso, Ciência da Religião, Formação de Professores, Saberes Docentes

Resumo

Este texto é resultado de uma pesquisa qualitativa sobre o impacto da formação inicial para o efetivo trabalho da docência. Este estudo é consequência da quarta etapa do Projeto Formação Inicial e Continuada para o Professor do Ensino Religioso no Programa Formação Inicial e Continuada para a Diversidade, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Formação Educação e Religião (IPFER). Na primeira etapa foram identificadas propostas de formação inicial e continuada no cenário brasileiro; na segunda fase foi elaborada uma história da formação do professor de Ensino religioso nacionalmente; para a terceira fase foram elaborados estudos e estratégias de formação, a partir das redes sociais. A atual etapa, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Universidade Estadual do Pará (UEPA) e o IPFER, buscou compreender a relação entre a formação inicial e o cotidiano da sala de aula, utilizando como referencial os saberes docentes, de Maurice Tardif, em diálogo com um grupo de egressos para identificar esta relação.

 

TEACHING KNOWLEDGE: REFERENCE FOR THE ORGANIZATION OF TEACHER EDUCATION

Abstract

This text is the result of a qualitative research on the impact of the initial formation for the effective teaching work. This study is a consequence of the fourth stage of the Programa Formação Inicial e Continuada para a Diversidade (Instituto de Pesquisa e Formação Educação e Religião, IPFER). In the first stage, a proposal for initial and continued formation in the Brazilian scenario was identified; in the second phase a history of the formation of the teacher of religious education was elaborated nationally; for the third phase studies and training strategies were elaborated from social networks. Current stage in partnership with the Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Universidade Estadual do Pará (UEPA) and the IPFER to understand the relationship between training and daily classroom as a reference the knowledge teachers of Maurice Tardif in dialogue with a group of graduates to identify this relationship.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sergio Rogério Azevedo Junqueira, Instituto de Pesquisa e Formação Educação e Religião (IPFER)
    Pedagogo, Mestre e Doutor em Ciências da Educação; Pós-Doutor  em Ciências da Religião, Pós-Doutorado em Geografia da Religião, Livre Docente em Ciência da Religião e Diretor do Instituto de Pesquisa e Formação Educação e Religião. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8648726976057922.
  • Rodrigo Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
    Licenciado em Ciências da Religião, Mestrado em Educação e Doutoramento em Ciência da Religião. E-mail: naumamos@yahoo.com.br.

Referências

BLOCK, O.; RAUSCH, R. Saberes docentes: dialogando com Tardif, Pimenta e Freire. UNOPAR: Ciências Humanas, Educação. v. 15, n. 3, p. 249-254.

BRASIL. Parecer CNE/CP nº 12. Brasília: MEC. Parecer homologado pela Portaria nº 1.403, publicada no D.O.U., de 28/12/2018, seção 1, p. 131.

BRASIL. Resolução nº 05. Institui as diretrizes curriculares nacionais para os cursos de licenciatura em ciências da religião. Brasília: MEC, publicada no D.O.U., de 31/12/2018, edição 250, seção 1, p. 64.

COSTA, M. O. da; STERN, F. L. (Orgs.). Ciência da religião aplicada: ensaios pela autonomia e aplicação profissional [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018, 216 p.

CARDOSO, A.; DEL PINO, M.; DORNELES, C. Os saberes profissionais dos professores na perspectiva de Tardif e Gauhier: contribuições para o campo da pesquisa sobre os saberes docentes. In: IX ANPED. Curitiba: PUCPR, 2012, p. 1-12.

FONTANA, M. Política e formação continuada de professores para a pesquisa na e com a escola do campo. In. Revista Brasileira de Pesquisa sobre formação docente. V. 07, n. 13, 2015, p. 99-114.

FOSSATTI, P.; SARMENTO, D.; GUTHS, H. Saberes docentes e à docência na sociedade contemporânea: olhares diferentes. In: Comunicações. V. 19, n. 1, 2012, p. 71-85.

JUNQUEIRA, S. História, legislação e fundamentos do Ensino Religioso. Curitiba: IBPEX, 2008.

JUNQUEIRA, S. Objeto do ensino religioso: uma identidade. In. Revista Rever, V. 12, n. 01, 2012, p. 181-195.

JUNQUEIRA, S. Relatório e planejamento do instituto de pesquisa e formação e religião (2016-2018). Curitiba: IPFER, 2019.

PILATTI, P. Saberes docentes expressos na prática dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. In. Curitiba: XII Educere, 2015, p. 42.290-42.299.

RODRIGUES, E.; JUNQUEIRA, S.; FILHO, L. Perspectivas pedagógicas do ensino religioso: formação inicial para um profissional do Ensino Religioso. Florianópolis: Insular, 2015.

SANTOS, M.; COSTA, I.; SOUZA, J. Curso de ciências da religião da UEPA: uma trajetória de lutas, conquistas e desafios. In. KOCH, S.; OLIVEIRA, L.; POZER, A. Formação inicial em ensino religioso: experiências em curso de ciência(s) da(s) religião (ões) no Brasil. Florianópolis: Saberes em Diálogo, 2017, p. 57-77.

SENA, L. et al. Ensino religioso e formação docente: ciências da religião e ensino religioso em diálogo. São Paulo: Paulinas, 2006.

SERRES, G. Formação docente. In: ZANTEN, A (Org.). Dicionário de educação. Petrópolis: Vozes, 2011, p. 425-429.

SILVA, F. Cultura escolar: quadro conceitual e possibilidades de pesquisa. In. Educar, v. 28, 2006, p. 201-216.

TARDIF, M. A profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos para a frente, três para trás. In: Educação e Sociedade, n. 123, 2013, p. 551-571.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas, Petrópolis; Vozes, 2005.

WACH, J. Os ramos da ciência da religião. Revista de Estudos da Religião (REVER), v. 18, n. 2, p. 233-253, 2018.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

JUNQUEIRA, Sergio Rogério Azevedo; SANTOS, Rodrigo. SABERES DOCENTES: REFERENCIAL PARA ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 10, n. 24, p. 295–323, 2019. DOI: 10.25247/paralellus.2019.v10n24.p295-323. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/1465.. Acesso em: 27 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

131-140 de 491

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.