ENTRE SABERES E FAZERES: FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Sergio Rogério Azevedo Junqueira Instituto de Pesquisa e Formação Educação e Religião, IPFER
  • Lurdes Caron Universidade do Planalto Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2018.v9n22.p737-761

Palavras-chave:

Formação de Professores, Formação continuada e permanente, Educação Básica.

Resumo

Este artigo é resultado do Programa Formação Inicial e Continuada para a Diversidade do Grupo de Pesquisa Educação e Religião (GPER) que investiga os processos de formação de professores, considerando as diferentes dimensões das práticas educativas e as múltiplas perspectivas sócio-políticas e culturais, problematizando e analisando as ações e reações aos processos que visam a articulação entre teoria e prática na formação inicial e continuada compreendo a diversidade cultural religiosa. Por meio do Projeto Formação Inicial e Continuada do Professor de Ensino Religioso desenvolvendo uma pesquisa com uma abordagem qualitativa e um método bibliográfico e documental de identificação de informações sobre os projetos de formação de professores. Pois, com certeza este é um tema  que nas duas últimas décadas tem se tornado um desafio constante quanto a: objetivos, legislação, políticas públicas e currículo para a formação de professores. Este é um tema que vem passando por profundas transformações porque está aliado a uma corrente de diferentes fatores sociais, quer sejam de mudanças tecnológicas, quer de conhecimentos científicos, quer sejam de práticas pedagógicas. Aqui objetiva-se refletir sobre a formação continuada e permanente de professores para a educação básica no ensino fundamental I e II. Acreditamos ser um trabalho de relevância porque vem contribuir para com a formação dos profissionais da educação.

Enviado: 23-10-2018 - Aprovado e publicado: 12-2018

 

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Biografia do Autor

  • Sergio Rogério Azevedo Junqueira, Instituto de Pesquisa e Formação Educação e Religião, IPFER
    Livre Docente em Ciência da Religião. Pós-Doutor em Ciência da Religião. Pós-Doutor em Geografia da Religião. Doutor em Ciência da Educação. Atualmente Bolsista CAPES no Programa de Ciência da Religão da UEPA. Portal: http://www.gper.com.br. E-mail: srjunq@gmail.com.
  • Lurdes Caron, Universidade do Planalto Catarinense

    Doutora em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007), com  Educação e Religião pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2016). Colaboradora do Grupo de Pesquisa Educação e Religião (GPER – PUCPR) e lider do Grupo de Pesquisa “Inclusões Curriculares: Atores Sociais e Áreas do Conhecimento na Escola e Formação de Professores” do PPGE/UNIPLAC. E-mail lurcaron@gmail.com.

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Publicado

2018-12-31

Edição

Seção

TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT (artigos)

Como Citar

JUNQUEIRA, Sergio Rogério Azevedo; CARON, Lurdes. ENTRE SABERES E FAZERES: FORMAÇÃO DE PROFESSORES. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 9, n. 22, p. 737–761, 2018. DOI: 10.25247/paralellus.2018.v9n22.p737-761. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/1302.. Acesso em: 22 dez. 2024.

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