Colônia do Pinhal: a fundação (1850-1857), Itaara-RS
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2016.v3n6.p436-450Palavras-chave:
Imigraçãoalemã. Colônia particular. Migração.Resumo
Durante a segunda metade do século XIX, período da imigração e colonização alemã no Rio Grande do Sul migraram colonos das antigas colônias para novas áreas de colonização atraídos também pela oferta da terra iniciada pela Lei de Terras de 1850. Neste contexto que surgiu na região denominada Pinhal, onde atualmente é o município de Itaara, Rio Grande do Sul - a Colônia do Pinhal. Apresentaremos “a fundação” da colônia agrícola afirmando o início do povoamento do município de Itaara através dos colonizadores alemães. Assim, problematizamos as (des)conexões entre a Colônia do Pinhal e a Colônia de Santa Maria da Boca do Monte evidenciando a complexidade geográfica da localização do Pinhal, bem como a identificação dos próprios organizadores, respectivamente, Miguel Kroeff e Phillip von Normann. Assim, o intuito é perfazer não só um debate sobre a aproximação e afastamento entre as Colônias do Pinhal e Colônia de Santa Maria da Boca do Monte, mas também esclarecer os possíveis empreendedores, respectivamente, Miguel Kroeff ou Phillip von Norman. Como desenlace disto se terá a busca de uma data para fundação da Colônia do Pinhal.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Concedo a Revista História Unicap o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unicap acima explicitadas.