África Centro-ocidental e os interesses coloniais: conflitos e negociações pelo tráfico de escravizados, séculos XVI e XVII
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2018.v5n9.p226-240Palavras-chave:
América portuguesa, Angola, Tráfico de escravizados.Resumo
Esse artigo tem como objetivo divulgar, de forma resumida, parte da história da África e sua rela-ção com o Brasil, tema para ser discutido do ensino secundário ao superior, pois, apesar de a lei 10.369/03 estar em vigor, faz-se necessário ampliar as discussões e encurtar distâncias, trazendo a África para nossa história, seja do Brasil ou Pernambuco, proporcionando uma construção históri-ca com as devidas conexões. Analisando o contexto da formação e desenvolvimento da capitania de Angola e suas relações com os interesses Atlânticos nos séculos XVI e XVII, pode-se proporci-onar o tipo de aprendizado e debate relevante para uma melhor compreensão das relações que for-maram a sociedade brasileira. É o que pretendemos fazer neste artigo: trazer informações através de uma historiografia clássica, e levantar questões para se debater nos desdobramentos que este artigo possa proporcionar.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unicap o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unicap acima explicitadas.