A nacionalização do ensino na colônia Neu-Württemberg, noroeste do Rio Grande do Sul, durante o Estado Novo (1937-1945)

Autores/as

  • Rosane Marcia Neumann Universidade de Passo Fundo.

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2015.v2n4.pp.%20204-217

Palabras clave:

Nacionalização, ensino, Neu-Württemberg, Colégio Elsenau.

Resumen

Objetiva-se estudar os reflexos provocados pela campanha de nacionalização no coti-diano das escolas comunitárias, mantidas pelas famílias alemãs e seus descendentes, na colônia particular Neu-Württemberg (Panambi), localizada no noroeste do Rio Grande do Sul. Destacar-se-á, nesse contexto, as implicações decorrentes da política nacionalista adotada pelo Estado No-vo (1937-45), a qual proclamava o emprego da língua portuguesa como oficial, proibindo a utili-zação de línguas estrangeiras, como a alemã, e a atuação de professores não nacionais. Essa me-dida acarretaria, dentre outros problemas, o fechamento de estabelecimentos escolares, como o Colégio Elsenau, principal centro germanista local, resistente a essa política, e a transferência de seus alunos para a rede pública, onde o Estado, por sua vez, se encarregaria da difusão de um dis-curso de nacionalização que objetivava incutir nesses indivíduos considerados enquistados um sentimento de brasilidade.

 

Abstract:

This study focuses on the reflections caused by the nationalization campaign in the daily lives of community schools, maintained by the German families and their descendants, in particular colony Neu-Württemberg (Panambi), located in the northwest of Rio Grande do Sul. Standing out will, in this context, the implications of the nationalist policy of the New State (1937 -45), which proclaimed the use of Portuguese as official, prohibiting the use of foreign languages such as German, and the role of non-national teachers. This measure would entail, among other problems, the closing of schools such as the College Elsenau, the main center location germanista, resistant to this policy, and the transfer of their students for the public, where the state, in turn, would be responsible the diffusion of a nationalization of discourse aimed to instill in those individuals considered encysted a sense of Brazilianness. 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Rosane Marcia Neumann, Universidade de Passo Fundo.
    Programa de Pós-Graduação em História.

Publicado

2016-03-28

Cómo citar

NEUMANN, Rosane Marcia. A nacionalização do ensino na colônia Neu-Württemberg, noroeste do Rio Grande do Sul, durante o Estado Novo (1937-1945). HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 2, n. 4, p. p. 204–217, 2016. DOI: 10.25247/hu.2015.v2n4.pp. 204-217. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/683.. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artículos similares

41-50 de 68

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.