Possibilidades do uso da cultura material nas aulas de história antiga: a arquitetura como lugar de memória
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2017.v4n7.p60-74Palavras-chave:
Cultura Material, Memória, Ensino.Resumo
O ensino de História Antiga, muitas vezes, pode ser encarado como um difícil empreendimento. Muitas vezes, em tal ensino, são privilegiados os documentos escritos, não utilizando, ou usando de modo errôneo, as imagens da Cultura Material. Neste artigo, objetivamos demonstrar as possibilidades do uso da Cultura Material, principalmente da arquitetura, no ensino de Histó-ria Antiga, haja vista que a arquitetura possuía nas sociedades antigas uma estreita relação com a memória, seja como uma perpetuadora de memórias ligadas às histórias reais ou lendárias que eram transmitidas de geração em geração, seja como uma propagadora de memórias relaciona-das ao nome e aos feitos das pessoas por trás de tais obras. Desse modo, a utilização da Cultura Material como ponto de partida nas aulas de História Antiga é de grande importância para o professor, pois permite que os alunos visualizem a produção material da sociedade estudada, auxiliando na aprendizagem de conteúdos abstratos e, muitas vezes, de difícil compreensão, permitindo, assim, uma melhor produção de conhecimento por parte dos estudantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unicap o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unicap acima explicitadas.