Turismo cultural e educação patrimonial: conscientizar sobre a importância da preservação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2017.v4n7.p15-30

Palavras-chave:

Turismo, Patrimônio, Cultura.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o processo de discussão sobre a relação entre turismo cultural, patrimônio e educação patrimonial. A partir da década de 1980, o turismo cultural ganhou contornos claros como produto turístico, sendo possível identificar que a motivação da viagem tinha como objetivo principal conhecer a cultura ou patrimônio de um determinado destino/cidade. Essa ca-racterização fez com que esse segmento passasse paulatinamente a ser reconhecido como uma atividade de grande potencial e recebesse estudos mais aprofundados. Nos debates recentes, é evidenciada a importância da criação de uma legislação abrangente protetora e estimuladora do turismo cultural e da educação patrimonial a fim de criar uma cultura de conscientização sobre a importância da preservação do patrimônio.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paulo de Assunção, Universidade Lisboa/ CLEPUL - Universo - Rio de Janeiro / Universidade Mackenzie / Universidade Estadual de Maringá
    Doutor em História Ibérica pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales – EHESS-Paris (França-2011); Doutor em História Econômica e Social pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal-2004) e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (2001). Dedicou boa parte da sua investigação a questões de história cultural e econômica, turismo, arquitetura e urbanismo. Possui trabalho premiado pela Academia da Marinha de Portugal (2013), foi agraciado com o Prêmio Jabuti (2012) e Prêmio D. João VI do Arquivo Nacional da Torre do Tombo e do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro (2008). É autor de diversos livros e artigos publicados em revistas acadêmicas nacionais e internacionais. Atualmente é professor do ensino superior, pesquisador do CNPQ e da FAPESP.

Downloads

Publicado

2017-11-10

Como Citar

ASSUNÇÃO, Paulo de. Turismo cultural e educação patrimonial: conscientizar sobre a importância da preservação. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 4, n. 7, p. 15–30, 2017. DOI: 10.25247/hu.2017.v4n7.p15-30. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/958.. Acesso em: 28 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 87

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.